Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Assinado primeiro acordo setorial para embalagens plásticas de óleos lubrificantes


Data de publicação: 7 de janeiro de 2013

Ministério do Meio Ambiente e as entidades representativas do setor assinaram no último dia 19 de dezembro, em Brasília, o primeiro acordo setorial para os sistemas de logística reversa para embalagens plásticas de óleos lubrificantes. A medida insere-se na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010. Entre os conceitos introduzidos está a logística reversa, instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo, em outros ciclos produtivos ou outra destinação.

Durante a solenidade, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que as novas medidas para controlar o descarte de resíduos sólidos, especialmente aqueles de alta periculosidade, vão ajudar a combater a exclusão social, melhorando a qualidade de vida da população. “Não estamos falando só da indústria, essa questão envolve o comércio varejista, o consumidor e a mudança de comportamento do governo” salientou. “Será um aprendizado para todo mundo”.


HISTÓRICO

As negociações sobre a logística reversa para embalagens plásticas de óleos lubrificantes foram conduzidas por grupos de trabalho, nos últimos dois anos, composto por técnicos dos ministérios do Meio Ambiente, Saúde, Agricultura e Pecuária, Indústria e Comércio e Fazenda e do setor privado, supervisionados pelo Comitê Orientador para implantação da Logística Reversa (CORI).

Outras propostas de acordos setoriais para implantação do sistema de logística reversa aguardam aprovação do Comitê, entre elas a de lâmpadas fluorescentes, descarte de medicamentos e de resíduos eletroeletrônicos. No início de janeiro, encerra-se o prazo para o envio de propostas para o sistema de logística reversa de embalagens em geral.
 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente
 
 


topo