Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Curso de Farmácia da Unisep realiza Campanha Mulher Diga Sim a Vida


Data de publicação: 28 de setembro de 2012

Nos meses de setembro e outubro, o curso de Farmácia da faculdade Unisep, através da equipe de estágio da Farmácia Escola, e em parceria com a Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos, está promovendo a Campanha Mulher Dia Sim a Vida.

O objetivo da equipe do curso de Farmácia é tentar auxiliar para baixar os índices alarmantes de casos de câncer de mama e colo de útero que têm sido registrados. A campanha ocorre entre os dias 17 de setembro e 5 de outubro na cidade de Dois Vizinhos, onde estão sendo oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde exames de mama e colo de útero.

Um novo relatório mundial sobre o câncer de mama estima que em 2013, pelo menos 60 mil mulheres a mais que este ano sejam diagnosticadas com a doença. A previsão de novos casos identificados até o fim de 2012 em todo o planeta é de 1,6 milhão, contra 640 mil na década de 1980. Ou seja, em três décadas, o número mais que dobrou.

Quanto ao câncer de colo uterino, para o Brasil, no ano de 2012, esperam-se 17.540 casos novos, com um risco estimado de 17 casos a cada 100 mil mulheres. A incidência do câncer do colo do útero manifesta-se a partir da faixa etária de 20 a 29 anos, aumentando seu risco rapidamente até atingir o pico etário entre 50 e 60 anos. Uma provável explicação para as altas taxas de incidência em países em desenvolvimento seria a inexistência ou a pouca eficiência dos programas de rastreamento.

A coordenadora do curso de Farmácia, professora Letícia de Cássia Thiesen, chama a atenção para o fato de que vários estudos têm mostrado que este problema vem crescendo em taxas alarmantes em todo o planeta e já se tornou uma pandemia que ameaça a saúde pública.
 
Fonte: Jornal de Beltrão


topo