Curso vai capacitar profissionais da assistência farmacêutica hospitalar

Fonte: SESA-PR
Data de publicação: 22 de agosto de 2012

A Secretaria da Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia, deu início nesta terça-feira (21) ao Curso de Atualização em Farmácia Hospitalar, que pretende capacitar profissionais da assistência farmacêutica de hospitais públicos e privados do Estado. A aula inaugural aconteceu na tarde desta terça em Curitiba e foi transmitida via videoconferência para cerca de 700 pessoas.
O curso será dividido em sete módulos, com aulas à distância por meio dos equipamentos de videoconferência instalados nas 22 regionais de saúde do Estado. “O objetivo é sensibilizar os gestores e atualizar profissionais farmacêuticos para a implantação de boas práticas em farmácias hospitalares”, explicou a chefe da divisão de Vigilância Sanitária de Serviços de Saúde, Ana Maria Manzochi. Essas rotinas garantem um atendimento seguro ao paciente, criando barreiras para evitar erros na administração de medicamentos.
A expansão da área farmacêutica hospitalar é recente no país. De acordo com um levantamento apresentado pelo Conselho Regional de Farmácia do Paraná, ainda há um déficit de farmacêuticos hospitalares em todo o Brasil, o que demanda mais capacitações na área. “Sabemos que estrutura é essencial, mas a melhoria no atendimento ao paciente passa principalmente pela qualificação dos profissionais de saúde”, explicou a presidente do Conselho Regional de Farmácia - PR, Marisol Dominguez.
A parceria entre a Secretaria da Saúde e o Conselho Regional de Farmácia vai aliar as legislações de vigilância sanitária ao conhecimento prático da atividade farmacêutica nos hospitais. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, o trabalho intersetorial já é uma das marcas desta gestão e possibilita o diálogo entre todos os envolvidos na área da saúde.
“Não basta apenas fiscalizar e cobrar soluções. Precisamos dar apoio técnico e financeiro para que os hospitais melhorem seus serviços. Com isso, o maior beneficiado é o paciente”, disse o superintendente. No Paraná, 50 hospitais públicos e filantrópicos já integram um programa para qualificação e ampliação da oferta de serviços hospitalares - o HospSUS. Eles recebem recursos de custeio e investimento com a contrapartida de cumprir metas de qualidade, sendo que uma delas diz respeito à assistência farmacêutica.