CRF-PR participou do IV Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos

Data de publicação: 20 de agosto de 2012

Entre os dias 12 e 15 de agosto, foi realizado, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, o IV Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Na ocasião, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná esteve representado pelo farmacêutico do Centro de Informação sobre Medicamentos, Jackson Rapkiewicz.
O congresso contou com a participação de vários segmentos da sociedade como universidades, hospitais, conselhos profissionais, secretarias municipais e estaduais de saúde, além do Governo Federal e da Organização Pan-Americana da Saúde. A grande maioria destas instituições esteve representada por farmacêuticos.
Um dos temas abordados no congresso foi a incorporação de novos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente esta atribuição está sob a responsabilidade da Comissão de Incorporação de Tecnologias do Ministério da Saúde (CONITEC), que assessora o Governo Federal na incorporação, alteração e exclusão de novas tecnologias em saúde. A CONITEC tem prazo de 180 dias para a avaliação dos processos e mais 180 dias para que o medicamento seja ofertado no SUS. Outras informações sobre a CONITEC podem ser acessadas em:
Representantes do Ministério da Saúde também apresentaram detalhes sobre o Hórus, um sistema que visa contribuir com a gestão da assistência farmacêutica através da informatização de farmácias e unidades de saúde. Entre outras utilidades, o sistema permitirá a coleta de dados farmacoepidemiológicos. Maiores informações sobre o sistema estão disponíveis em:
Nas conferências realizadas, destacaram-se ainda temas como ferramentas para o ensino do uso racional de medicamentos, a importância do acesso a fontes independentes de informação sobre medicamentos e estratégias para a prescrição racional de antimicrobianos. Durante a apresentação proferida pelo farmacêutico Rogério Hoefler, do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos, o boletim CIMformando do Centro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Regional de Farmácia do Paraná foi mencionado entre os boletins independentes sobre medicamentos produzidos no país.
No primeiro dia do congresso também foi realizado o III Fórum da Rede Brasileira de Centros de Informação sobre Medicamentos. Na oportunidade, foram discutidas estratégias para que os centros trabalhem em parceria com o Ministério da Saúde.