Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Toledo: Pesquisa sobre plantas medicinais recebe recursos do Ministério da Saúde


Data de publicação: 3 de agosto de 2012

Um projeto desenvolvido por entidades, órgãos públicos e instituições da região Oeste do Paraná para a formação de uma cadeia de produção de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos recebeu reconhecimento nacional. A experiência resultou numa proposta que foi aprovada pelo Ministério da Saúde, o qual liberou R$ 600 mil para investimentos em pesquisas da área.
A verba contemplou os municípios de Toledo, Foz do Iguaçu e Pato Bragado. O curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, é um dos parceiros. “Este valor será aplicado em ações de capacitação de profissionais de saúde, produção de plantas medicinais e desenvolvimento tecnológico de medicamentos fitoterápicos”, explica a coordenadora do curso, professora Tatiana Tiuman.


Uma das ações será o desenvolvimento do projeto ‘Implantação de Produtos e Serviços de Fitoterapia e Plantas Medicinais no Sistema Único de Saúde do Município de Toledo’, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Unipar, Cooperativa Gran Lago de Agricultores Orgânicos, Sustentec - Produtores Associados, Laboratório Yanten, Herbarium Laboratório Botânico e Usina Itaipu Binacional. A inciativa contará com apoio do Ministério da Saúde e Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz).
Sob coordenação do professor doutor Euclides Lara Cardozo, que ministra a disciplina de Fitoterapia na Unipar, os estudantes do curso de Farmácia vão contribuir nas atividades do projeto, que terá como foco a inserção da fitoterapia na assistência farmacêutica, por meio do projeto Farmácia Escola.


“Com o resultado prático desse projeto, a população usuária do SUS terá acesso a medicamentos fitoterápicos de qualidade, produzidos na região através das entidades parceiras e distribuídos com a orientação dos profissionais da Farmácia Escola”, ressalta a coordenadora.
Segundo ela, além disso, os agricultores da região também serão incentivados a cultivar as plantas medicinais, que serão transformadas em matéria-prima para a produção dos medicamentos.
Rio+20


A experiência da cadeia produtiva de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos da região foi apresentada no estande do Ministério da Saúde durante a reunião da Conferência Rio+20, realizada no Rio de Janeiro. A iniciativa foi vista pelo MS como exemplo de projeto sustentável de produção de medicamentos. Os benefícios das plantas e dos medicamentos foram apresentados pelo professor doutor da Unipar, Euclides Lara Cardozo. Na oportunidade demonstrou-se o potencial do projeto na preservação da biodiversidade das espécies medicinais nativas, na geração de renda para a agricultura familiar e no desenvolvimento tecnológico de produção de medicamentos. “Esses aspectos somam-se às possibilidades de produção de medicamentos seguros para a população brasileira usuária do sistema público de saúde. É uma experiência que deu certo e que pôde ser vista por pessoas de todo o mundo, as quais se preocupam com a sustentabilidade do planeta”, enfatiza Cardozo.


Fonte: Site Unipar

folder
Registro

Registro

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração




Redes Sociais

topo