CFF promove I Encontro Nacional de Comissões de Saúde Pública

Data de publicação: 19 de julho de 2012

No último dia 04 de julho a Comissão de Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia (CFF) promoveu o I Encontro Nacional de Comissões de Saúde Pública dos Conselhos de Farmácia, na sede do Conselho Regional de São Paulo (CRF-SP). Este evento faz parte das estratégias estabelecidas no plano de ação da Comissão de Saúde Pública, que visa a ordenar mecanismos de articulação permanente com as Comissões de Saúde Pública dos Conselhos Regionais de Farmácia.
Durante o Encontro, representantes de todos os CRFs do País trocaram experiências sobre a situação do farmacêutico na rede pública, nas mais diversas regiões brasileiras. O tema norteador da discussão foi “Qual é o papel, limites e possibilidades de atuação das Comissões de Saúde Pública?”. Entre os assuntos abordados, os Grupos de Trabalho debateram a respeito da inserção do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS), da qualificação da assistência farmacêutica e das estratégias de interlocução com gestores municipais e estaduais.
Representando o Paraná, a Conselheira e membro da Comissão de Assistência Farmacêutica do Serviço Público – CRF-PR, Dra Maria do Carmo Baraldo Wagner, participou do evento. Segundo a conselheira o encontro promoveu a troca de experiência entre os estados, sendo apontado as dificuldades e os êxitos. “Este momento foi muito importante pois houve troca de experiências/dificuldades quanto à inserção e o papel do Farmacêutico na Saúde Pública”, avalia .
De acordo com a Dra Maria do Carmo estiveram presentes neste evento dezesseis Farmacêuticos  entre, Presidentes, membros de Diretoria e membros de Comissões representando os CRFs dos Estados de Alagoas, Ceará, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, São Paulo, Mina Gerais, Amazonas, Recife, Santa Catarina, Paraíba, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Paraná. Destes, onze CRFs possuem Comissões de Saúde Pública em diversos níveis de estruturação e ações implantadas em seus estados.
Segundo Lorena Baía, representante do CFF no Conselho Nacional de Saúde (CNS), “foi uma oportunidade de trocar experiências”. Ela disse que, haverá um relatório final sobre o Encontro e, a partir desse documento, será definida uma agenda futura com todos os Conselhos Regionais. Os CRFs terão, então, sessenta dias para encaminhar um relatório, ao Conselho Federal, sobre as experiências bem sucedidas que obtiveram no SUS.
Participaram também do Encontro o Presidente do CRF-SP, Dr Pedro Menegasso, que fez a abertura do evento; o Diretor Vice-Presidente do CFF, Dr Valmir de Santi, que representou a diretoria do órgão; a Comissão de Saúde Pública, constituída pelos farmacêuticos: Dra Lúcia Sales (CE), Dra Lorena Baía (GO), Dra Silvana Leite (SC) e Dr Wilson Hiroshi (MS).
O CFF, após os relatos dos Estados, firmou o compromisso de um Relatório Final sobre os temas discutidos no Encontro e, posteriormente, a definição de uma agenda com todos os Conselhos Regionais de Farmácia.

Fonte: CFF e Assessoria CRF-PR