Paraná lidera o número de casos de gripe A no país, diz Secretaria de Saúde

Data de publicação: 17 de julho de 2012

A gripe e as síndromes respiratórias entraram para o rol de doenças mais importantes do Paraná, com maior vigilância dos casos e um protocolo de tratamento antiviral para todos os casos de suspeitos de síndrome gripal. A afirmação foi feita pelos membros da Comissão Estadual de Infectologia (que reuineu 16 entidades) na última segunda-feira 16 de junho, ao avaliar os novos números da gripe no Paraná.

O novo boletim sobre o avanço da gripe A, no Paraná, aponta que o estado é o que mais registrou casos da doença em todo o Brasil. Os dados apontam que 760 pessoas já tiveram o diagnóstico da doença confirmado, desde o início de 2012. Neste mesmo período, 23 pessoas morreram com a gripe causada pelo vírus Influenza H1N1.

Em apenas uma semana, a Sesa registrou 172 novos casos de gripe A no estado. Isso representa um aumento de 29,25% em relação aos dados divulgados na segunda-feira 9 de Junho. Das 23 mortes, nove foram confirmadas no último boletim.

Ainda conforme o boletim da Sesa, as Regionais de Saúde que tiveram casos confirmados de gripe A são as de Paranaguá, Metropolitana de Curitiba, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo, Telêmaco Borba e Ivaiporã.

A Região de Curitiba é a área que mais concentra casos confirmados. Ao todo, foram 234. Em seguida, vem Ponta Grossa, com 103 casos desde o início de 2012.

Para evitar a disseminação da doença, o estado pediu ao Ministério da Saúde o repasse de 200 mil doses da vacina contra o H1N1. As doses devem ser aplicadas em crianças entre dois e cinco anos que frequentam instituições públicas, adultos e crianças especiais e cuidadores de creches públicas e idosos em asilos.

A Secretaria da Saúde distribuiu as secretarias municipais e hospitais estratégicos mais de 150 mil tratamentos e manipula a dosagem infantil sempre que necessário. "O Ministério da Saúde também tem o medicamento em estoque caso seja necessário", explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

COMISSÃO - A Comissão Estadual Infectologia que reúne 16 entidades médicas foi criada para avaliar e apoiar ações da Secretaria da Saúde no enfrentamento da gripe. Participam da comissão: Secretaria Estadual de Saúde, Associação Médica do Paraná, Sociedades Paranaenses de Infectologia, Pneumologia, Pediatria e Terapia Intensiva, Conselhos Regionais de Enfermagem, Farmácia e de Medicina, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Hospital de Clínicas, Hospital Pequeno Príncipe e Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar.
Na ocasião o CRF-PR esteve sendo representado pela Farmacêutica Dra. Izelandia Veroneze, membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do CRF-PR.

Fonte: Sesa e Site G1