Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Medicamentos de Referência, Genéricos e Similares: Você sabe a diferença?


Data de publicação: 12 de abril de 2023

Faz alguns anos que os termos Medicamentos de Referência, Genéricos e Similares
passaram a fazer parte do vocabulário cotidiano de farmacêuticos, médicos e pacientes - mas ainda assim surgem muitas dúvidas na hora de decidir entre eles.

 

>>>> Veja o Boletim do CIM/CRF-PR sobre INTERCAMBIALIDADE DE MEDICAMENTOS. Clique aqui e confira o material técnico!

Confira as diferenças:

O que é Medicamento de Referência?

É o produto inovador, registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e comercializado no Brasil, com eficácia, segurança e qualidade comprovadas cientificamente junto ao órgão. A eficácia e a segurança do medicamento de referência são comprovadas por meio de ensaios clínicos de adequada qualidade metodológica, preferencialmente reproduzidos no país.


O que é Medicamento Genérico?

É similar ao produto de referência ou inovador, pretendendo ser com este intercambiável, geralmente produzido após expiração ou renúncia da proteção da patente ou de outros direitos de exclusividade, com eficácia, segurança e qualidade comprovadas por testes de bioequivalência. Não possui nome comercial, sendo designado pela Denominação Comum Brasileira (DCB) ou Denominação Comum Internacional (DCI). Na embalagem dos genéricos deve estar escrito “Medicamento Genérico” dentro de tarja amarela.


O que é Medicamento Similar?

É aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência registrado na Anvisa. Somente pode diferir em características relativas a tamanho e forma do produto, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.

Para mais informações acesse os links:

Medicamentos Genéricos:  https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/genericos

Medicamentos similares: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/similares

Medicamentos de referência: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/medicamentos/medicamentos-de-referencia/lista-de-medicamentos-de-referencia

 



topo