Envelhecimento saudável é tema de campanha da OMS no Dia Mundial da Saúde

Data de publicação: 10 de abril de 2012

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta os países para adoção de medidas que garantam o envelhecimento saudável da população. Esse é o tema escolhido pela entidade para o Dia Mundial da Saúde, a ser celebrado, amanhã dia 7 de março.

De acordo com informações da OMS, em poucos anos, a população com mais de 60 anos de idade será maior que a de crianças com menos de 7 anos. Até 2050, 80% dos idosos estarão vivendo em países pobres ou em desenvolvimento. Para a Organização, as autoridades de saúde precisam disponibilizar mecanismos de controle de doenças crônicas não transmissíveis que mais atacam os idosos, como ataque cardíaco, câncer, diabetes e doenças pulmonares.

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João lembra que a maioria das enfermidades típicas da terceira idade pode ser prevenida ou ser tratada com baixo custo. “O constante monitoramento da pressão sanguínea é um serviço farmacêutico, tem caráter preventivo e, praticamente não tem custo”, afirma o dirigente.

Em maio de 2012, o CFF participará do 4° Congresso Científico do Varejo Farmacêutico (Expopharma), no Rio de Janeiro. O evento irá reunir profissionais de destaque nacional e internacional que irão discutir os “Cenários e Tendências na Assistência Farmacêutica ao Paciente Idoso”. Para Jorge João, Presidente de Honra do evento, é preciso informar a população sobre a importância dos serviços farmacêuticos. “É importante destacar sempre que, se o paciente, idoso ou não, precisa dos serviços prestados em um estabelecimento farmacêutico ou usa medicamentos, que ele procure a orientação de um farmacêutico”, disse o Presidente do CFF.

A criação do Programa Aqui tem Farmácia Popular e a estratégia universal de dispensação de medicamentos para hipertensão arterial e diabetes melitus, na rede privada dos estabelecimentos farmacêuticos, segundo Walter Jorge João, é uma conquista, mas o dirigente alerta quanto aos cuidados com o paciente. “Não basta quadriplicar o acesso aos medicamentos disponíveis. Há de se qualificar o atendimento, com a efetiva participação do farmacêutico nos procedimentos de orientação e acompanhamento dos pacientes. Temos a convicção de que os estabelecimentos farmacêuticos dispensadores de medicamentos e os farmacêuticos deverão contribuir decididamente para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, com ênfase aos cuidados voltados aos pacientes da terceira idade. Temos que celebrar o Dia Mundial da Saúde e alertar da necessidade dos serviços farmacêutico para o envelhecimento saudável”, completou Walter Jorge João.

Fonte: Site CFF