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Varejo farmacêutico requer visão estratégica de negócio


Data de publicação: 5 de novembro de 2014

O mercado varejista farmacêutico do Brasil é um dos maiores do mundo, e nele há espaço para as empresas de pequeno e médio porte, porém, para que elas consigam se estabelecer é necessária a atuação de profissionais capacitados, que tenha visam estratégica e competitiva na área de gestão de farmácia.

Até então, a instalação de grandes redes era vista como o principal fator para o fechamento de farmácias pequenas, médias ou independentes, mas um estudo recente do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (Cpdec) revelou que são problemas de gestão os principais causadores de fechamento de pequenas e médias farmácias no Brasil.

Essa pesquisa foi realizada em novembro de 2013 e concluiu que a falta de controle de estoque, o descontrole do fluxo de caixa, a ausência de estratégias de captação, retenção de clientes e a política de preços inadequada são os principais motivos que tem levado as lojas a encerrarem suas atividades.

Neste cenário, o Cpdec definiu cinco categorias de empresas que representam os tipos de gestão existentes no setor farmacêutico varejista brasileiro, são elas: irresoluta, magnificente, notável, atrativa e assistencialista. O destaque é para a farmácia irresoluta, que é a única categoria sem estratégia de negócios.

O desafio atual é justamente transformar as farmácias irresolutas em competitivas. E, segundo observa o diretor do Cpdec, Rodnei Domingues, essa missão não é impossível. O problema é que “a maioria dos proprietários dessas farmácias estão acomodados e conformados com os resultados, mesmo quando são ruins”, afirma.

Capacitação é o caminho

Na opinião de especialistas na área, essa acomodação é consequência da falta de abordagem sobre estratégia de negócios durante a faculdade de farmácia.

Para suprir essa demanda e auxiliar na capacitação de proprietários de farmácias, estudantes e outros profissionais interessados em administrar estabelecimentos desse setor, foi lançado neste ano, o curso de Gestão de Farmácia, na modalidade online, ou seja, pode ser feito de qualquer local do país.

O curso é disponibilizado no formato completo (com 11 disciplinas) ou por módulos isolados. É fruto de uma parceria entre a Associação Paranaense de Farmacêuticos (Aspafar), e o ITTOM, empresa especializada em capacitar profissionais para a área de gestão e o IESDE (Inteligência Educacional de Sistemas de Ensino), que tem experiência de mais de quinze anos no desenvolvimento de plataformas de educação à distância em diferentes níveis de ensino. O curso ainda conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia no Paraná (CRF-PR). 


Serviço:

Outras informações podem ser obtidas no site Gestão de Farmácia ou pelo telefone 0800 725 8888.

Como funciona o curso

 

O curso online de Gestão de Farmácia conta com a flexibilidade da educação à distância, podendo ser acessado em qualquer lugar com acesso à internet (desde que atendam as configurações mínimas para o seu funcionamento).

 

As aulas são gravadas e disponibilizadas aos alunos matriculados durante o prazo de acesso. Neste período é possível os alunos assistirem as aulas quantas vezes quiserem.

 

O curso foi totalmente desenvolvido para que os profissionais da área farmacêutica desenvolvam habilidades a fim de fortalecer a farmácia como um negócio de bons resultados.


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