Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Institucional

O que é?


O uso racional de medicamentos consiste no recebimento do medicamento adequado para as necessidades clínicas do paciente, na dose correspondente aos seus requisitos individuais, durante o período adequado e ao menor custo possível para ele e para a sociedade. Para tanto, a disponibilidade de fontes de informação técnico-científicas sobre medicamentos que sejam confiáveis, atualizadas e independentes, assim como sua utilização apropriada, são requisitos indispensáveis.

Os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIM) são definidos como unidades operacionais que proporcionam informação técnico-científica sobre medicamentos de forma objetiva e oportuna, constituindo uma ótima estratégia para atender necessidades particulares de informação. Para isso, contam com fontes de informação sobre medicamentos apropriadas e com profissionais especialmente capacitados que geram informação independente e pertinente às solicitações formuladas ou à necessidade que se identifique.

Em 1962 foi criado o primeiro Centro de Informação sobre Medicamentos do mundo, no Centro Médico da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos. A notória ajuda que os CIM trouxeram para o desenvolvimento da farmacoterapêutica racional teve como consequência a rápida difusão dessa atividade pelo mundo.

Em 1995 o Conselho Regional de Farmácia do Paraná implantou o seu CIM, visando melhorar as condições de trabalho da classe farmacêutica paranaense. Hoje o CIM/CRF-PR conta com dois farmacêuticos trabalhando em período integral e recebe dúvidas enviadas por farmacêuticos de todo o estado. Desde 2013, o CIM/CRF-PR passou a ser signatário da Rede Brasileira de Centros e Serviços de Informação sobre Medicamentos (Rebracim), instituída pelo Ministério da Saúde através da Portaria nº 2647/2013.

Contato:
Rua Presidente Rodrigo Otávio, 1296 - Hugo Lange - Curitiba/PR  |  CEP: 80040-452
Telefone/fax: (41) 3363-0234

Equipe:

Jackson Carlos Rapkiewicz
Farmacêutico Industrial pela UFPR
Mestre em Farmacologia pela UFPR

Rafaela Grobe
Farmacêutica Industrial pela UFPR
Especialista em Gestão da Qualidade na Produção de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos pela PUC-PR

Karin Juliana Bitencourt Zaros
Farmacêutica Bioquímica pela PUC-PR
Especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar pela UNINTER

Para encaminhar uma dúvida ao CIM/CRF-PR, clique aqui.



folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.


topo