Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CFF pede que farmacêuticos continuem mobilizados


Data de publicação: 16 de abril de 2014

Os dias úteis desta semana foram de intenso trabalho de representantes dos farmacêuticos juntos de lideranças partidárias, no Congresso Nacional. Uma pauta extensa e repleta de projetos polêmicos foi a causa da não votação, na Câmara dos Deputados, na quarta-feira (09/04), do substitutivo do deputado Ivan Valente (PSOL/SP), ao PL n. 4. 385/1994 de autoria da ex-senadora Marluce Pinto (PMDB/RR). Mesmo diante do adiamento da apreciação do Substitutivo, os representantes de várias entidades farmacêuticas continuaram no movimento de mobilização para apresentar, aos Deputados Federais, a proposta de subemenda aglutinativa global de plenário, elaborada por representantes de entidades farmacêuticas.

“O texto da proposta de subemenda é resultado de um estudo detalhado do Substitutivo do deputado Ivan Valente (apresentado em 1997) e, praticamente, atualiza e traz à realidade da saúde brasileira, em 2014, a proposta do legislador”, explica Walter Jorge João, Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Além da mobilização no Congresso, a semana dos farmacêuticos foi marcada pelo apoio de entidades como o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas). Na quarta-feira, o Plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou a Moção de Apoio nº 2/2014 (Clique e acesse) à subemenda aglutinativa ao PL 4385/94 defendida pelos farmacêuticos brasileiros. E na terça-feira (08.04), o Fentas, em sua Reunião Ordinária, manifestou sua posição em defesa dos direitos dos usuários de medicamentos APOIANDO, de forma integral, a proposta de subemenda aglutinativa global de plenária ao PL 4385/1994. (Clique e acesse)

MINISTRO DA SAÚDE - Dirigentes do CFF, de conselhos regionais, da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e da Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar) foram recebidos pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro. Médico sanitarista, doutor em saúde coletiva e coordenador de projetos inovadores como a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Chioro entendeu a importância da aprovação, na Câmara, da subemenda aglutinativa global de plenário e apoiou a iniciativa dos farmacêuticos.

O texto da subemenda aglutinativa dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas. De acordo com o texto, “no âmbito da assistência farmacêutica, as atividades desenvolvidas, na farmácia de qualquer natureza e empresas ou estabelecimentos que produzam ou manipulem ou dispensem medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos com finalidade terapêutica ou produtos farmacêuticos REQUEREM, OBRIGATORIAMENTE, a assistência de um farmacêutico.

A proposta da subemenda foi elaborada durante a II Reunião do Fórum Nacional de Luta Pela Valorização Profissional, realizada no dia 25 de março, em Brasília. O Fórum é composto por CFF, Fenafar, Feifar, Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF) e Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enefar). Em suas disposições preliminares, o texto define que a farmácia é um estabelecimento de saúde e uma unidade de prestação de serviços de interesse público, articulada com o sistema Único de Saúde, destinada a prestar assistência farmacêutica e orientação sanitária individual e coletiva.


MOBILIZAÇÃO – Para o Presidente do CFF, Walter Jorge João, independente da data de votação do Substitutivo do deputado Ivan Valente – nos termos da proposta de subemenda aglutinativa global- o mais importante é que a categoria continue mobilizada, mostre a sua força e faça uma agenda positiva de trabalho junto aos deputados federais para que a saúde da população não seja prejudicada. “Este é o momento para mostrarmos a nossa força e nossa união”, conclamou. A votação do Substitutivo do deputado Ivan Valente é o 12º item da pauta que deve ser apreciada, nos próximos dias, pelo plenário da Câmara dos Deputados.

“Os próximos dias podem ser decisivos para os farmacêuticos e para a história da farmácia, no Brasil. Por isso, é de extrema importância que a categoria continue mobilizada e que entre em contato com seus deputados federais, apresentando a eles a nossa proposta”, completa Walter Jorge João, Presidente do CFF.

 

Clique aqui e acesse o ofício entregue às lideranças partidárias no Congresso Nacional

Clique aqui e acesse o texto da subemenda

Clique aqui e acesse os endereços de e-mail dos Deputados Federais.

 

Fonte: CFF
newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica




Redes Sociais

topo