Projeto Piloto sobre Descarte de Medicamentos vencidos é apresentado ao Prefeito de Curitiba

Data de publicação: 21 de março de 2014
Fotos: Assessoria de Comunicação CRF-PR

O Projeto Piloto que prevê o Descarte de Medicamentos vencidos no município de Curitiba foi apresentado ao Prefeito Gustavo Fruet em reunião na Prefeitura na tarde desta quinta-feira (21/03). Na ocasião o Presidente do CRF-PR, Dr. Arnaldo Zubioli  e  a Diretora Secretária, Dra. Marisol Dominguez Muro acompanhados pelo  Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes de várias entidades farmacêuticas, indústrias, empresas de coleta de resíduos e órgãos públicos apresentaram as diretrizes  do projeto-teste para a implantação da logística reversa de medicamentos no Município de Curitiba/PR.

Estruturado a partir da Lei Municipal 13.978/12 de autoria do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) e o apoio do CRF-PR, Anfarmag-PR e outras instituições, o Projeto visa orientar à população quanto ao correto descarte de medicamentos vencidos, tendo em vista o comprovado impacto que os resíduos de medicamentos podem causar ao meio ambiente. Para isso serão disponibilizados 43 pontos de coleta na cidade para a coleta.   A campanha de divulgação do projeto recebeu o slogan “ Medicamento não é lixo. Descarte no lugar certo” e foi elaborada numa parceria com estudantes da Universidade Federal do Paraná.

O projeto piloto recebeu elogios do Prefeito Gustavo Fruet, que enalteceu a importância da preocupação com a Descarte Correto de Medicamentos “É um projeto essencial. Cada empresa e pessoa é responsável por aquilo que produz e consome. Há alternativas já oferecidas, mas ampliar as possibilidade, por meio deste projeto pioneiro, certamente será de grande valia para a cidade” disse o prefeito Gustavo Fruet.

Há mais de três anos apoiamos e damos condições para que este projeto se torne efetivo. Agora avançou e trará grandes benefícios para a população” diz o presidente do CRF-PR,  Dr. Arnaldo Zubioli.

Estiveram presentes na reunião, o coordenador do GT, professor Javier Gamarra, os Diretores do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), Dr. Arnaldo Zubioli -  Presidente, Dra. Marisol Dominguez Muro– Diretora Secretária além da Assessora Política, Dra Sonia Dorneles e do Conselheiro, Dr. Márcio Antoniassi representando o SINDIFAR-PR, além de representantes das secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Paraná, Uniandrade, CAVO.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CRF-PR