Regulamentação de exames de Análises Clínicas foi tema de palestra para acadêmicos em Cascavel
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 8 de setembro de 2023
Desde agosto de 2023 as farmácias podem realizar alguns tipos de exames de análises clínicas (EAC). A liberação foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.
E para esclarecer sobre as regras, a Dra. Karin Bitencourt Zaros, farmacêutica do CIM/CRF-PR, ministrou a palestra “Regulamentação dos Exames de Análises Clínicas em Farmácias”, aos acadêmicos do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – FAG, em Cascavel, no último dia 06 de setembro.
Ela explicou as principais mudanças e destacou que os exames de análises clínicas realizados em farmácias e consultórios isolados não substituem o diagnóstico laboratorial convencional, pois a sua atuação é complementar, com finalidades distintas no atendimento à população. Assim, seus resultados não devem ser usados de forma isolada para a tomada de decisões clínicas. “Importante também destacar que a interpretação dos seus resultados cabe aos profissionais da saúde, que devem associá-lo aos dados clínicos do indivíduo e à realização de outros exames laboratoriais confirmatórios. Não é indicado que o próprio paciente faça essa interpretação”, disse.
Dra. Karin ressaltou ainda que os exames de triagem têm basicamente três finalidades. São elas: o acompanhamento farmacoterapêutico, ou seja, a verificação da efetividade ou eficácia de um tratamento; a educação em saúde, como na realização de campanhas de orientação ao paciente sobre determinada doença; e o rastreamento e triagem, para detecção de casos suspeitos e posterior encaminhamento dos pacientes.
Ao final de sua palestra a farmacêutica fez um agradecimento especial para o coordenador adjunto do curso de Farmácia da FAG, professor Giovane Zanin, que viabilizou o local e esse importante momento de ensinamentos aos acadêmicos.