Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Regulamentação de exames de Análises Clínicas foi tema de palestra para acadêmicos em Cascavel


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 8 de setembro de 2023

karin_fag.jpg

Desde agosto de 2023 as farmácias podem realizar alguns tipos de exames de análises clínicas (EAC). A liberação foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.

E para esclarecer sobre as regras, a Dra. Karin Bitencourt Zaros, farmacêutica do CIM/CRF-PR, ministrou a palestra “Regulamentação dos Exames de Análises Clínicas em Farmácias”, aos acadêmicos do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – FAG, em Cascavel, no último dia 06 de setembro.

Ela explicou as principais mudanças e destacou que os exames de análises clínicas realizados em farmácias e consultórios isolados não substituem o diagnóstico laboratorial convencional, pois a sua atuação é complementar, com finalidades distintas no atendimento à população.  Assim, seus resultados não devem ser usados de forma isolada para a tomada de decisões clínicas.  “Importante também destacar que a interpretação dos seus resultados cabe aos profissionais da saúde, que devem associá-lo aos dados clínicos do indivíduo e à realização de outros exames laboratoriais confirmatórios. Não é indicado que o próprio paciente faça essa interpretação”, disse.

Dra. Karin ressaltou ainda que os exames de triagem têm basicamente três finalidades. São elas: o acompanhamento farmacoterapêutico, ou seja, a verificação da efetividade ou eficácia de um tratamento; a educação em saúde, como na realização de campanhas de orientação ao paciente sobre determinada doença; e o rastreamento e triagem, para detecção de casos suspeitos e posterior encaminhamento dos pacientes. 

Ao final de sua palestra a farmacêutica fez um agradecimento especial para o coordenador adjunto do curso de Farmácia da FAG, professor Giovane Zanin, que viabilizou o local e esse importante momento de ensinamentos aos acadêmicos.



topo