CRF-PR leva curso de aplicação de medicamentos injetáveis à 18ª JOFAR/UFPR
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 12 de maio de 2023
Os estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promovem, entre os dias 8 e 12 de maio, a 18ª Jornada Farmacêutica (JOFAR). Com o tema “Caminhos do Farmacêutico – perspectivas de um futuro profissional”, o evento busca abordar assuntos relacionados à prática profissional do farmacêutico e discutir como esse profissional pode se preparar para o futuro e contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e humana.
Dentro da programação da 18ª JOFAR, o CRF-PR realizou o curso de aplicação de medicamentos injetáveis que abordou as principais técnicas de aplicação intramuscular, intradérmica, subcutânea e endovenosa, ministrado pelos diretores: Dr. Marcio Augusto Antoniassi e Dr. Valquires Godoy, presidente e vice.
A capacitação aconteceu em dois momentos: a parte teórica e a prática, onde os acadêmicos puderam aplicar tudo que aprenderam. A aplicação de injetáveis é uma das atividades inerentes à profissão farmacêutica e pode ser realizada por qualquer profissional, mas requer atualização constante. O curso aborda toda a fundamentação teórica relacionada aos conhecimentos necessários sobre as legislações, técnicas, procedimentos e biossegurança para aplicação de produtos injetáveis.
Na ocasião, o vice-presidente do CRF-PR, Dr. Valquires, também conversou com os participantes do curso a respeito das atribuições do CRF-PR e ressaltou que é função da entidade ir além da sua atividade fim, que é a fiscalização. Ele disse que o CRF-PR está cada vez mais envolvido com a atuação do farmacêutico no dia a dia. “A entidade está preocupada com a excelência do serviço prestado à população e sai na frente ao oferecer cursos com teor técnico e prático”, disse.
Para Dr. Márcio, cursos como este contribuem com a formação profissional dos alunos. “É importante que os estudantes estejam cada dia mais atualizados e aprendam na prática o conteúdo visto em sala de aula”, afirmou.