Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Diretoria se reúne com Secretária de Saúde de Curitiba para conhecer modelo Saúde 4.1


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 12 de abril de 2023

2.jpeg

Na manhã de terça-feira, 11 de abril, os diretores do CRF-PR, Dr. Márcio Augusto Antoniassi, presidente, Dr. Valquires Godoy, vice-presidente e Dr. Eduardo Valério, tesoureiro, se reuniram com a secretária de saúde de Curitiba, Dra. Beatriz Battistella Nadas para apresentar o projeto Saúde 4.1.

Quando a pandemia perdeu força, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) retomou plenamente os atendimentos para outras doenças e acompanhamentos. A retomada veio com a adoção do modelo Saúde 4.1, desenvolvido pela SMS durante a pandemia e que utiliza recursos como conectividade e inteligência artificial para ampliar o acesso do cidadão aos serviços do SUS Curitibano.

“Este é um modelo que incorpora tecnologia às práticas dos profissionais de saúde promovendo humanização, acessibilidade, agilidade, qualidade e segurança, contribuindo para a saúde da população”, destacou Dra. Beatriz.

A secretária, acompanhada de uma equipe técnica que está diretamente ligada ao projeto, Dr. Rômulo Pereira - Responsável Técnico Médico da Central de Telessaúde de Curitiba, Dra. Gisele Dutra da Silva - Farmacêutica do Departamento de Atenção Primária em Saúde / Cuidado Farmacêutico e Dra. Ágda de Jesus Silva Moreira - Farmacêutica Coordenadora da Assistência Farmacêutica da SMS Curitiba, apresentaram o modelo das prescrições enviadas aos usuários e como se dá a dispensação dos medicamentos tanto na farmácia pública, quanto na comunitária.

“As prescrições não precisam ser impressas, tudo é registrado no prontuário eletrônico do paciente e as informações ficam registradas no aplicativo “Saúde Já”, explicou a farmacêutica Dra. Ágda. “Já o farmacêutico deve registrar a dispensação do medicamento no sistema da SMS de Prescrição Eletrônica, sempre que o paciente apresentar a prescrição eletrônica, principalmente as farmácias comunitárias, para evitar que ocorram erros ou dupla dispensação”, explicou.

Outro ponto importante discutido na reunião foi com relação à regulamentação da telemedicina. Dr. Rômulo esclareceu que a Lei 14.510/22, autoriza e conceitua a prática da telessaúde em todo o território nacional, além dos Conselhos Federal de Enfermagem e Medicina que possuem regulamentações específicas para os teleatendimentos.

A secretária fez questão ainda de ressaltar que nada irá substituir o atendimento presencial. “Temos que utilizar a tecnologia a nosso favor, para facilitar o acesso da população à saúde”.

Ao final da reunião a diretoria do CRF-PR se colocou à disposição da SMS e destacou que o Conselho não vai medir esforços para contribuir com o avanço tecnológico.

Participaram da reunião: Dr. Edivar Gomes, gerente geral do CRF-PR, Dra. Tayná Lima, gerente da fiscalização e Dr. Jackson Carlos Rapkiewicz, gerente técnico científico.



topo