Notícia: CRF-PR homenageia farmacêuticos de diversas áreas de atuação

Publicado em 02/02/2016

CRF-PR homenageia farmacêuticos de diversas áreas de atuação


A entrega das homenagens e da Comenda do Mérito Farmacêutico foi realizada durante a 850ª Reunião Plenária
CRF-PR homenageia farmacêuticos de diversas áreas de atuação

A 850ª Reunião Plenária do CRF-PR foi realizada no último dia 29 de janeiro, na sede do Conselho. Na parte da manhã foram discutidos assuntos de tesouraria, administrativos, de fiscalização, entre outros.

Na parte da tarde foi realizada a entrega das Homenagens de Honra e da Comenda do Mérito Farmacêutico, Dr. Júlio Petrich da Costa, com o objetivo de enaltecer os profissionais pelos relevantes serviços prestados à profissão farmacêutica. Dr. Júlio Petrich foi o primeiro presidente do CRF-PR. Sua gestão teve início em 14 de outubro de 1961, data de criação do conselho.

Neste ano, o plenário do CRF-PR deliberou a entrega da Comenda ao Farmacêutico Dr. Tarcísio José Palhano, por sua imensa contribuição à profissão. Também foi feita a entrega de uma homenagem especial, pela primeira vez a diretoria homenageou um profissional não farmacêutico, Dr. Sezifredo Alves Paz, mas que encampa nossas lutas como se fossem suas causas e por inúmeras vezes intercedeu em favor da classe farmacêutica.
As homenagens de honra foram entregues aos profissionais que durante o ano de 2015 se destacaram em suas atividades, em diversas áreas de atuação. São personalidades engajadas em seus ambientes de trabalho - públicos e privados - que contribuíram por mais qualidade dos serviços prestados que envolvem e unem o setor farmacêutico, além de colaborarem para a melhoria da saúde no estado do Paraná. Para a escolha deste reconhecimento o plenário levou em conta dois critérios: ações políticas e institucionais e vida profissional dedicada ao setor.

Confira fotos da solenidade e os currículos dos homenageados:

DR. TARCÍSIO JOSÉ PALHANO: Farmacêutico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor aposentado do curso de farmácia da mesma universidade. Especialista em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile. Implantou o 1º serviço de farmácia clínica e o 1º Centro de Informação sobre Medicamentos do Brasil no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal. Foi pioneiro ao iniciar o movimento de Formação Prática de Farmacêuticos Hospitalares em conjunto com o Ministério da Saúde. Foi consultor de Saúde em várias instituições do Brasil e integrou importantes comissões nacionais na área farmacêutica. É coautor de várias publicações do Conselho Federal de Farmácia, Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde sobre Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica. É Assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia e Coordenador Técnico-Científico do Centro Brasileiro de Informação Sobre Medicamentos. É representante do Brasil no Grupo Consultivo do Programa Internacional de Serviços do Conselho de Acreditação para Educação Farmacêutica, com sede em Chicago - EUA.

DR. SEZIFREDO ALVES PAZ: Médico Veterinário pela Universidade Estadual de Londrina, Pós-Graduado em: Saúde Pública, Engenharia da Qualidade e Gestão da Qualidade de Produtos e Processos. Na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná atuou como Médico-Veterinário Sanitarista, foi Chefe do Centro de Saneamento e Vigilância Sanitária e Diretor de Vigilância e Pesquisa. Foi Delegado do Ministério da Saúde junto ao Mercosul. Coordenador Técnico e Coordenador Executivo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Foi Presidente do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa de Consumidor, Diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e Superintendente de Vigilância em Saúde. Atualmente é Diretor Geral da Secretaria de Estado da Saúde / SESA-PR.

Da área de Serviço Público - DR. BENVENUTO JULIANO GAZZI: Farmacêutico pela Universidade Federal do Paraná, Mestrando em Saúde da Família e Comunitária. Desde 1989 atua como Farmacêutico na 8ª Regional de Saúde - Francisco Beltrão. Atualmente coordena a área de Vigilância em Saúde. Hoje é Coordenador da Comissão de Assistência Farmacêutica no Serviço Público, da qual é membro desde 2003, e Coordenador da Seccional Sudoeste do CRF-PR, em Francisco Beltrão. A homenagem foi entregue pela Dra. Mirian Ramos Fiorentin, Diretora Tesoureira do CRF-PR.

Na área da Farmácia Hospitalar e Clínica foi homenageada a DRA. SANDRA DACOL: Farmacêutica pela PUC-PR, Especialista em Farmácia Hospitalar e Infecção Hospitalar e Farmácia Clínica. Possui MBA em Administração Hospitalar. É Membro da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar e Clínica do CRF-PR e Diretora Executiva da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde. Participou da Organização do Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, realizado em Novembro de 2015, em Curitiba. Atualmente é Diretora Técnica  da Empresa TC - Técnica Cirúrgica. A homenagem foi entregue pela Dra. Marina Gimenes, Diretora Secretária Geral do CRF-PR.

Também da área de Farmácia Hospitalar e Clínica, foi homenageada a DRA. MARIA LUIZA DRÉCHSEL FÁVERO: Farmacêutica e Nutricionista pela Universidade Federal do Paraná e Doutoranda em Ciências Farmacêuticas. É Professora da Disciplina de Farmácia Hospitalar da Universidade Federal do Paraná, Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar e Clínica do CRF-PR, onde foi Coordenadora por 4 anos. Desde 2010 é Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar do HC-UFPR. A homenagem foi entregue pelo Dr. Edmar Miyoshi, Conselheiro do CRF-PR.
Na área de Análises Clínicas, o profissional homenageado foi o DR. GERSON PEREIRA: Farmacêutico pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Análises Clínicas pela Sbac. Ao longo de sua trajetória foi sócio proprietário e responsável técnico por laboratórios em Santa Catarina e no Paraná. Atualmente é Bioquímico Titular da Unidade Transfusional de Ubiratã/PR. A homenagem foi entregue pela Dra. Mauren Isfer, Conselheira do CRF-PR.

Na área de Saúde Estética foi homenageado o DR. HIGOR GUERIM: Farmacêutico e Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Genética Humana. É docente na Uniandrade, Coordenador da Comissão de Estética do CRF-PR e sócio diretor da Rede de Clínicas de Estética “Magrass”. A homenagem foi entregue pela Dra. Marisol Dominguez Muro.

Também da área de Saúde Estética foi homenageado o DR. SANDRO GERMANO: Farmacêutico pela Universidade Federal do Paraná, concluiu seu segundo Pós Doutorado em Medicina Estética e terceiro Pós Doutorado em Citologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica. Realizou estágio de aperfeiçoamento de Pós Graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Há mais de 10 anos é professor titular de Farmacologia Médica na Faculdade de Medicina do Paraná, foi chefe do departamento de Análises Clínicas da UFPR, e atualmente é Coordenador do curso de Farmácia e Professor Adjunto de Hematologia e Citologia Clínica da UFPR. A homenagem foi entregue pela Dra. Sandra Iara Sterza, Conselheira do CRF-PR.

Na área de Educação, recebeu a homenagem de honra a DRA. WALDEREZ PENTEADO GAETTI FRANCO: Farmacêutica pela Universidade Estadual de Maringá, foi monitora da disciplina "Farmacodinâmica",  possui Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá. Participou da Administração da Universidade em diversos cargos. Atualmente é professora de Farmacologia da UEM para os cursos da área da saúde. A homenagem foi entregue pelo Dr. Emyr Carobene Franceschi, Vice Presidente do CRF-PR.

Na área da Polícia Científica o homenageado foi o DR. HEMERSON BERTASSONI ALVES: Farmacêutico pela Universidade Federal do Paraná, Doutor em Genética Forense. É Perito Criminal do Estado do Paraná, Diretor Geral da Polícia Científica do Estado, Membro da Academia Brasileira de Ciências Forenses, Professor da Escola de Magistratura do Paraná e da Escola de Formação do Ministério Público e Polícia Civil, Membro do Conselho Nacional de Perícia Criminal - Representante da Região Sul. A homenagem foi entregue pela Dra. Cynthia Franca Wolanski Bordin, Conselheira do CRF-PR.

Na área de Empreendedorismo, a profissional homenageada foi a DRA. RAQUEL ZILIO: Farmacêutica pela Unipar – Universidade Paranaense, Pós-graduada em Farmacologia. Possui especialização em Acupuntura, Fitoterapia e Estética Avançada (Corporal e Facial). É Coordenadora do Núcleo de Estética e Saúde Complementar e Proprietária da Vivace Estética Avançada, em Francisco Beltrão. A homenagem foi entregue pelo Dr. Maurício Portella, Conselheiro do CRF-PR.

Da área de Farmácia com Manipulação, DRA. EDNILZA AYAKO MATSUBARA: Farmacêutica pela Universidade Estadual de Maringá e especialista em: Manipulação Alopática, Técnica em Florais, Farmacologia e Farmácia de Dispensação, Acupuntura, Bioquímica Aplicada à Prática Orto Biomolecular e Farmácia Magistral. Participa do Projeto Re Vivendo – Promoção e Prevenção à Saúde da Unioeste como Farmacêutica Acupunturista. Organizou diversos cursos na área de acupuntura, terapia floral, radiestesia, terapia quântica. Atualmente é proprietária da farmácia Camomilla em Cascavel. A homenagem foi entregue pela Dra. Marina Hashimoto, Conselheira do CRF-PR.

Da área de Farmácia Comunitária, o homenageado foi o DR. LUIZ MIÚRA: Farmacêutico pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Farmácia Magistral. Atuou na área de Farmácia Comunitária, e na Indústria de Homeopatia Animal. Atualmente é proprietário da Farmácia Farmax em Maringá. Foi Conselheiro do CRF-PR por dois mandatos e coordenou a Seccional de Maringá. A homenagem foi entregue pela Conselheira Dra. Karen Galina.

Na área de Hematologia, a homenagem de honra foi entregue ao DR. PAULO ROBERTO HATSCHBACH, Diretor Geral do Hemepar – Centro De Hematologia E Hemoterapia do Paraná. Dr. Paulo é Farmacêutico pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Marketing Integrado e em Vigilância em Saúde. Em 1990 assumiu a responsabilidade pelo setor de Imuno-Hematologia do Hemepar. Foi Vice-Presidente da Sbac Paraná, nos biênios 2005 / 2006 e 2007 / 2008. Foi eleito presidente nos biênios 2009 / 2010 e 2011 / 2012. Presidiu o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas realizado em Curitiba. Desde 2011 é Diretor do Hemepar e das 21 unidades hemoterápicas do interior do estado. A homenagem foi entregue pela Dra. Mônica Caviquiolo Grochóqui, Conselheira do CRF-PR.

O Nebac - Núcleo de Estudos de Bacteriologia Clínica de Curitiba, homenageou o Dr. Arnaldo Zubioli – Presidente do CRF-PR. A homenagem foi entregue pelo Presidente do Nebac, Dr. Carlos Augusto Albini.

DR. ARNALDO ZUBIOLI foi escolha unânime dos membros da entidade, não somente por sua trajetória profissional brilhante, mas por seus feitos em defesa da profissão. Se hoje os profissionais, ao sair do aconchego do meio acadêmico, encontram um mercado de atuação mais justo e definido, Dr. Zubioli certamente é um dos principais responsáveis. Dr. Arnaldo é Farmacêutico pela UFPR; Doutor em Ciências Farmacêuticas, Professor de Farmacologia e Terapêutica; Ética, Deontologia e Legislação Farmacêuticas e Bioética e Biodireito. Possui mais de 100 trabalhos apresentados em congressos e revistas científicas. É membro titular da Academia Nacional de Farmácia (desde 2000) e autor de diversos livros na área da Saúde.


Fonte: Comunicação CRF-PR