Serviços

Anotação de Título de Pós-Graduação na Carteira Profissional




A Resolução CFF 580/13 prevê o registro da certificação de títulos de especialista concedidos por Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) das especialidades farmacêuticas reconhecidas e aprovadas pelo Conselho Federal de Farmácia e que constam na Resolução CFF 572/13 (anexa).

Para saber se a IES é credenciada, consultar http://emec.mec.gov.br/.

Requerimento de anotação de especialidade não conste no rol de especialidades reconhecidas pelo CFF serão submetidas à análise da Comissão de Ensino do Regional e consulta à Comissão do CFF, conforme disposto na norma federal.

No caso de pós-graduação em SAÚDE ESTÉTICA, tendo em vista que a atribuição do farmacêutico na área foi normatizada em Resolução posterior a 572/2013 e que existem resoluções suspensas por demandas judiciais, verificar orientações em link específico.

 

1. Documentos necessários:

1.1 Certificado de título de pós-graduação profissional farmacêutico (especialista, mestre, doutor), concedido por Instituição de Ensino Superior credenciada pelo Ministério da Educação (original);

1.2 Carteira de identidade profissional (marrom).

 

2. Requerimentos:

2.1 Requerimento.

 

3. Procedimento:

O procedimento é PRESENCIAL ou por CORREIO.

O profissional deve comparecer na sede ou seccional mais próxima do CRF de posse dos documentos ou encaminhar por correio o requerimento junto com os originais dos documentos descritos no item 1.

O requerimento deverá estar com assinatura reconhecida em cartório, salvo se acompanhado de cópia de documento de identificação, cuja assinatura esteja igual a do requerimento.


ATENÇÃO

Para anotação do Título, a especialidade farmacêutica deve se enquadrar em uma das linhas de atuação previstas na Resolução do CFF 572/2013:

I - ALIMENTOS; II - ANÁLISES CLÍNICO-LABORATORIAIS; III - EDUCAÇÃO; IV - FARMÁCIA; V - FARMÁCIA HOSPITALAR E CLÍNICA; VI - FARMÁCIA INDUSTRIAL; VII - GESTÃO; VIII - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES; IX - SAÚDE PÚBLICA; X - TOXICOLOGIA.

(ver Resolução anexa para selecionar opção no formulário de requerimento).

 

IMPORTANTE

Quando o procedimento for realizado por correio, caso a documentação seja encaminhada de maneira incompleta, formulário esteja preenchido de forma incorreta, incompleta, ou ainda sem a assinatura reconhecida em cartório ou mesmo desacompanhada de documento de identificação com a assinatura igual ao requerimento, alertamos que o requerimento não será protocolado e o formulário inutilizado.  

Orientamos que os documentos sejam enviados com Aviso de Recebimento e que, após o retorno do AR, o interessado acesse o Portal do CRF-PR em Casa, nos Protocolos Gerados no CRF para confirmar o protocolo da sua solicitação. 

Após o apostilamento do título de especialista, os documentos são enviados por correio com aviso de recebimento, para o endereço residencial do profissional.