Notícia: Simpósio aborda validação de software, auditoria e MDSAP

Publicado em 31/10/2019

Simpósio aborda validação de software, auditoria e MDSAP


Simpósio aborda validação de software, auditoria e MDSAP

Orientar aos farmacêuticos para que estejam aptos a buscar a legislação e recursos necessários para implantação de processos de validação de software e auditorias em empresas na área de produtos para a saúde: esse foi o objetivo do “III Simpósio Paranaense de Produtos para a Saúde”, realizado no dia 31 de outubro, na sede do CRF-PR em Curitiba.

Organizado pelo Grupo Técnico de Trabalho de Produtos para a Saúde do CRF-PR, o simpósio abordou assuntos de interesse a diversas áreas de atuação farmacêutica, tendo em vista a grande necessidade do uso da tecnologia no dia a dia profissional. Dra. Mirian Ramos Fiorentin – Presidente do CRF-PR – realizou a abertura do evento e, em sua fala, destacou a relevância do tema. “Os farmacêuticos precisam ficar atentos as novas tecnologias. Elas crescem a cada dia e se tornam cada vez mais fundamentais. Precisamos, como profissionais da saúde, assegurar a eficácia desses recursos na área farmacêutica”, frisou Dra. Mirian. Dra. Nádia Maria Celuppi Ribeiro – Diretora Secretária-Geral do CRF-PR – também esteve presente no evento.

A primeira palestra do dia ficou por conta do professor Marcelo Bertochi, consultor e palestrante nas áreas de qualidade, normalização, engenharia, produção industrial/comercial e assistência técnica. Marcelo destacou que a área da saúde precisa avançar muito na informática. “Tecnologia não substitui a pessoa. Melhoram as condições de trabalho dos profissionais da saúde, porém, ao mesmo tempo, aumentam muito a necessidade de atenção. Vocês, como farmacêuticos, precisam ter consciência que a segurança é fundamental e focar no cuidado integral do paciente”, salientou.

O simpósio seguiu com palestra sobre Auditorias de Certificação e Programa de Auditoria Única em Produtos para a Saúde (MDSAP) com o professor Eduardo Gouveia Monteiro. Ainda, os mais de 80 participantes realizaram doações de kit de higiene pessoal à ONG Médicos de Rua.