Notícias

Publicado em 02/09/2019

Seminário sobre Farmácia Hospitalar e Clínica lota auditório em Curitiba


Seminário sobre Farmácia Hospitalar e Clínica lota auditório em Curitiba

O último sábado, dia 31 de agosto, foi mais um dia de capacitação e aprendizado aos farmacêuticos paranaenses. O “III Seminário Paranaense de Farmácia Hospitalar e Clínica” reuniu mais de 80 participantes na sede do CRF-PR, em Curitiba. Organizado pelo #GTTCRFPR, o evento ofereceu, aos profissionais e acadêmicos de Farmácia, atualizações sobre essa área de atuação, incluindo dicas e sugestões para aplicação direta no dia a dia dentro dos hospitais.

O dia começou com a palestra do Dr. João Paulo Martins Viana. Mestre em Ciências da Saúde e Auditor do Ministério da Saúde, Dr. João abordou sobre os desafios e perspectivas da auditoria farmacêutica no âmbito hospitalar, destacando a necessidade do planejamento, controle, aquisição e distribuição de medicamentos e materiais hospitalares. Em seguida, os participantes puderam entender mais sobre avaliação e intervenção farmacêutica no uso seguro e racional de antimicrobianos com o Dr. James Albiero. Diversos pontos foram explorados, incluindo a necessidade de estratégias para reduzir a emergência de bactérias multirresistentes. “Dentro de um hospitalar, os custos estão diretamente ligados aos antimicrobianos. Por conta disso, o seu uso deve ser certeiro e correto, ou seja, somente quando houver diagnóstico de infecção”, destacou Dr. James durante sua palestra.

Ao final do evento, os participantes puderam entender mais sobre a importância da assistência farmacêutica nos hospitais para a prestação de um serviço com qualidade aos pacientes.


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR