Notícias

Publicado em 19/08/2019

4º Seminário de PICS na UNIPAR em Toledo


4º Seminário de PICS na UNIPAR em Toledo

O município de Toledo recebeu, no dia 15 de agosto, a quarta edição do “Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)”. O evento, promovido pelo Grupo Técnico de Trabalho do CRF-PR, apresentou à comunidade da região a realidade das PICS no contexto das ações de atenção primária, qual a atuação do farmacêutico na promoção, proteção e recuperação da saúde e algumas opções terapêuticas acessíveis e custo-efetivas para os municípios.

O dia começou com a mesa de abertura, composta pela Dra. Mirian Ramos Fiorentin – Presidente do CRF-PR, Dra. Denise Liell – Secretária Municipal da Saúde de Toledo e Dra. Sônia Linhares – Diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. Em suas falas, as integrantes da mesa explanaram sobre a importância da inclusão das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente para oferecer à população novas opções para tratamento das patologias. Toledo é exemplo nacional sobre como introduziu as PICS no cotidiano dos prescritores e cidadãos. Através do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, lançado em 2012, com recursos do Ministério da Saúde, o município produz em sua própria Farmácia com Manipulação Pública medicamentos à base de plantas medicinais para tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, saúde mental e tratamento de feridas.

O evento, realizado na Universidade Paranaense (UNIPAR), seguiu com as palestras: “PICS na Atualidade” – Dr. Euclides Lara, “Atuação das PICS no SUS” – Dr. Paulo Stoef, “Evidências Científicas nas PICS” – Dr. Vinicius Bednarczuk, “Tai Chi Chuan e Massoterapia” – Dra. Noêmia Garcia, “Auriculoterapia” – Dra. Carla Matsue e “Fitoterapia” – Dra. Natali Gabriela Vroblevski,

Para debater as práticas e desafios da instauração das PICS no SUS, as autoridades presentes compuseram uma mesa redonda para finalizar as atividades do evento. Dr. Javier Gamara, Coordenador do GTT/CRF-PR de PICS, explicou quais são os próximos projetos do Grupo Técnico de Trabalho, como a criação de guia orientativo da área de atuação farmacêutica. “São muitos projetos e atividades que pretendemos desenvolver para fortalecer as PICS no Paraná”, destacou. Dra. Sônia Linhares celebrou os 13 anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) do Ministério da Saúde, ressaltando como funciona toda a cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos e destacando o trabalho exercido pelos profissionais de Toledo: “esse é um município que entendeu a importância das PICS, inseriu em sua assistência farmacêutica e hoje é modelo para todo o país”. Dra. Nissandra Karsten - Chefe da DVAGS da 20° Regional de Saúde de Toledo – realçou o cenário no Paraná, onde as políticas das Práticas Integrativas e Complementares ainda são incipientes. “É necessário plantar uma nova cultura de saúde na sociedade para alcançarmos avanços significativos”, afirmou. Dra. Denise Liell enfatizou que Toledo ainda tem muito para conquistar, como “firmar uma legislação que garanta, na Lei Orçamentária, uma parcela exclusivamente destinada ao Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos”. Dra. Mirian Ramos Fiorentin, por fim, destacou a relevância da realização de encontros como o 4º Seminário, já que essa iniciativa apresentou aos participantes uma experiência exitosa capaz de ser replicada nas mais diversas regiões do Estado. “Garantir à população o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos é oferecer mais uma opção terapêutica, beneficiando a qualidade de vida dos pacientes e ampliando a gama de atuação do farmacêutico”. Ainda, a Presidente do CRF-PR destacou a importância do apoio do curso de Farmácia da Unipar, em nome do coordenador Dr. Douglas Rossi, para a realização do Seminário, que além de oferecer a estrutura da Universidade Paranaense, ajudou com o suporte dos acadêmicos membros do CRF-PR Júnior.

Os participantes do evento ainda doaram produtos de limpeza, higiene e fraldas para a Associação Promocional e Assistencial de Toledo – APA Lar de Idosos.


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR