Notícia: Gerenciamento de Riscos em Curitiba

Publicado em 25/10/2018

Gerenciamento de Riscos em Curitiba


Gerenciamento de Riscos em Curitiba

Com o auditório repleto de farmacêuticos e acadêmicos, a Comissão Assessora de Tecnologia de Produtos para a Saúde (TPS) promoveu a segunda edição do “Simpósio Paranaense de Tecnologia de Produtos para a Saúde”, no dia 25/10, em Curitiba. Neste ano, o objetivo do evento foi capacitar e atualizar os farmacêuticos sobre a necessidade do gerenciamento de riscos durante todo o ciclo de vida de um produto e as normas envolvidas no processo.

O minicurso ministrado durante a manhã ficou por conta da enfermeira Elaine Koda, que possui uma ampla experiência com produtos para a saúde, sistemas da qualidade e assuntos regulatórios. Durante sua explanação, Dra. Elaine apresentou conceitos que abordaram a norma ABNT NBR ISO 14971:2009, principalmente tópicos que as empresas possuem dificuldade em aplicar no dia a dia. “Essa é uma oportunidade única para elucidar questões que envolvem o processo pelo qual um fabricante pode identificar os perigos associados aos produtos para a saúde, incluindo estimativa e avaliação dos riscos e eficácias de controle”, afirmou.

Dra. Mirian Ramos Fiorentin, Presidente do CRF-PR, fez questão de participar da abertura do evento, principalmente para enaltecer o trabalho realizado pelos integrantes da Comissão Assessora. “Mesmo sendo uma das Comissões mais novas do CRF-PR, o trabalho da TPS é exemplar e já conseguimos perceber diversas melhorias para a classe farmacêutica relacionadas à tecnologia de produtos para a saúde”, destacou. Além disso, Dra. Mirian acentuou a necessidade contínua dos farmacêuticos buscarem atualização, não só em busca de capacitação, mas também aproveitando as oportunidades para discutir novos desafios e refletir sobre os rumos da profissão. “O farmacêutico tem uma gama enorme de áreas de atuação. Precisamos defendê-las e provar diariamente que somos fundamentais. Participar de eventos promovidos pelo CRF-PR é uma chance de discutir quais serão os próximos passos”, conclui.

À tarde, o evento seguiu com uma mesa redonda com a Dra. Elaine Koda, Dra. Gislaine da Costa Zettel e Dra. Criscieli Salomão. Os apoiadores do Simpósio - TC Técnica Cirúrgica, Regulatory, Sysmex e NewProv - ainda sortearam brindes aos participantes.


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR