Notícias

Publicado em 10/07/2012

Gripe A avança e PR já tem 110 cidades com casos confirmados da doença


Na última semana, 207 novos casos foram confirmados no estado. Neste ano, 588 paranaenses já pegaram a doença
Gripe A avança e PR já tem 110 cidades com casos confirmados da doença

Cento e dez municípios paranaenses já tiveram, neste ano, casos confirmados de pessoas contaminadas pela Gripe A (causada pelo vírus H1N1). É o que aponta o boletim semanal divulgado nesta segunda-feira (9), pela Secretaria de Estado da Saúde. O balanço mostra ainda que, em uma semana, surgiram 207 novos casos no Paraná: um avanço de 54% em relação ao número de contágios registrados na semana passada.

No total, o Paraná contabiliza 588 pessoas confirmadas com a Gripe A e 14 mortes registradas em decorrência da doença - o número de óbitos permanece o mesmo da semana passada. Curitiba aparece no topo da lista, com 112 pessoas contaminadas. Em seguida, estão Ponta Grossa (48), Pato Branco (46), Foz do Iguaçu (44) e Campo Mourão (20). A faixa etária entre 20 e 49 anos concentra 240 casos e nove mortes.


“O vírus da gripe está circulante em todo o país, por isso é necessário estar atento a seus sintomas e buscar atendimento médico caso haja suspeita da doença. Nosso principal objetivo é evitar mortes. Quanto mais rápido for o diagnóstico, menor as chances de agravamento da doença”, explicou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

O tratamento contra a Gripe A está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é eficaz principalmente se ministrado nas primeiras 48 horas após os primeiros sintomas. O médico pode receitar o medicamento Oseltamivir (Tamiflu) mesmo sem a confirmação laboratorial da doença. O medicamento é indicado para tratar os tipos de Influenza mais circulantes no país.

“Já distribuímos 112 mil tratamentos para todos os municípios do Estado. Nosso estoque ainda mantém 130 mil tratamentos para outras remessas caso haja necessidade”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Nesta segunda-feira, a Comissão Estadual de Infectologia> apresentou um documento que será enviado ao Ministério da Saúde, reforçando a necessidade de a região Sul ser priorizada nas ações de enfrentamento da Gripe A.

 

Confira a relação completa dos municípios com casos confirmados de Gripe A no boletim da Sesa.

 

Fonte: Gazeta do Povo