Notícias

Publicado em 05/07/2012

Paraná atinge meta de vacinação contra a poliomielite


O Paraná vacinou 95% das crianças de zero a menores de cinco anos
Paraná atinge meta de vacinação contra a poliomielite

O Paraná vacinou 95% das crianças de zero a menores de cinco anos e com isso atingiu a meta estipulada pelo Ministério Saúde. Até a manhã da última quarta-feira dia 04 de Julho, o Paraná já tinha vacinado 696.174 crianças e foi o segundo estado a atingir a meta, atrás apenas de Santa Catarina. Este ano a vacinação será realizada em apenas uma etapa.

Mesmo com o alcance da meta, a vacina continuará disponível em todas as unidades básicas de saúde e em postos volantes organizados pelos municípios até o dia 6 de julho.

 

"A intenção é vacinar o maior número de crianças possível para manter o vírus da pólio longe do nosso estado", ressaltou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. Em 2011, quando a vacinação foi realizada em duas etapas, os índices de vacinação atingiram 101,67% na primeira etapa e 101,68% da segunda etapa.

 

A poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Ela afeta o sistema nervoso central e leva a pessoa a ter paralisia com deformidades, podendo levar a morte. A transmissão ocorre via fezes de pessoas contaminadas, vias respiratórias, ou alimentos e água contaminada.

 

Devido às campanhas de vacinação realizadas desde a década de 80, a poliomielite foi erradicada no Brasil, no entanto ainda há registros da doença em países da África e da Ásia. No Paraná o último caso da doença foi diagnosticado em 1986, na região metropolitana de Curitiba.

 

Fonte: SESA