Notícia: Hospitais privados vão receber do Estado medicamentos para a gripe

Publicado em 20/06/2012

Hospitais privados vão receber do Estado medicamentos para a gripe


o Medicamento Oseltamivir, indicado para o tratamento da gripe, será liberado para os hospitais privados que atendem urgência e emergência no estado.
Hospitais privados vão receber do Estado medicamentos para a gripe

O secretário de Estado da Saúde,  Dr. Michele Caputo Neto, determinou na última sexta-feira 15 de junho que as Regionais de Saúde ofertem o medicamento Oseltamivir, indicado para o tratamento da gripe, para os hospitais privados que atendem urgência e emergência no estado. O objetivo é garantir que pacientes com quadro respiratório grave recebam o antiviral, de forma a evitar complicações e mortes. O medicamento ja começou a ser distribuído e o Paraná tem um estoque de 2 milhões de oseltamivir.

A medida amplia o acesso dos médicos ao tratamento para prevenir o agravamento de quadros respiratórios graves e evitar mortes. "O medicamento já está disponível em todas as secretarias de saúde do Paraná e nos hospitais públicos e agora passa a ser distribuído aos demais hospitais para, a partir do diagnóstico médico, ser iniciado o tratamento imediatamente", diz o secretário.

 

O Paraná já diagnosticou 62 casos de gripe A este ano e duas mortes: um morador de Astorga, no norte do Estado, em março, e outro paranaense que adoeceu e morreu no nordeste do país, em janeiro.

 

A secretaria da Saúde está preparando materiais educativos para distribuir à população com explicações de como prevenir a gripe e com orientações para que as pessoas procurem atendimento médico imediato ao iniciar sintomas.

 

Fonte: SESA