Notícia: Remédio proibido pela Anvisa é vendido livremente pela internet

Publicado em 18/06/2012

Remédio proibido pela Anvisa é vendido livremente pela internet


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a fabricação, distribuição, comercialização e uso do remédio desde 2009. Na embalagem não consta o nome do fabricante, nem a fórmula do medicamento.
Remédio proibido pela Anvisa é vendido livremente pela internet

Um remédio proibido pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, está sendo usado livremente por brasileiros para tratamento da dor. O medicamento não é encontrado em farmácias, mas tem venda livre na internet.

O medicamento não está à venda em farmácias, nem tem aprovação da Anvisa, mas basta um telefonema para que se torne possível comprar quantos comprimidos o interessado quiser. Os números estão disponíveis na Internet.

A Anvisa, porém, proibiu a fabricação, distribuição, comercialização e uso do remédio desde 2009. Na embalagem não consta o nome do fabricante, nem a fórmula do medicamento.

Os resultados rápidos do remédio despertaram a desconfiança da Universidade Federal de São João Del Rey, em Minas Gerais,

 

"Não é comum remédios naturais apresentarem um efeito tão rápido assim. Não foi identificado nada de natural nele. Fizemos todos os testes possíveis e encontramos duas substâncias químicas sintéticas no produto",diz o Farmacologista João Máximo de Siqueira.

 

Ainda de acordo com o pesquisador, a fórmula nem é a mesma nas diversas regiões do Brasil.

 

O clínico geral Marcelo Tayah alerta para o uso de antiinflamatórios sem acompanhamento médico: "Os antiinflamatórios fortes agridem o estômago, causando gastrite, úlcera e tem potencial também de lesão nos rins, podendo causar uma insuficiência renal aguda e um efeito cardíaco. Já a cortisona, que é uma outra categoria de antiinflamatório, quando usada a longo prazo, pode causar efeitos como osteoporose, diabetes, hipertensão arterial, lesões de pele, como estrias".

 

Fonte: Site G1



Clique aqui e veja a reportagem exibida no Programa Bom Dia Brasil no dia 18 de Junho