Notícia: Pesquisa procura identificar incidência de anemia em idosos

Publicado em 24/05/2012

Pesquisa procura identificar incidência de anemia em idosos


Pesquisa vai ser feita em São José dos Campos. Pesquisadores esperam participação de 400 voluntários.

Uma pesquisa inédita no Brasil vai identificar a incidência de anemia na população idosa saudável de São José dos Campos com 65 anos ou mais. O levantamento começa nesta quarta-feira (23) e será realizado por meio de uma parceria entre o Centro de Hematologia do Vale e o Hospital Pio XII, de São José dos Campos.

A ideia surgiu da metodologia americana, que aponta que 10% da população com 65 anos ou mais têm anemia por causas diversas. No Brasil há poucos estudos sobre o tema.

Para realizar o estudo em São José dos Campos será necessária a participação de 400 voluntários que terão coletados quatro ml de sangue. Os voluntários poderão agendar horários e serão atendidos no Laboratório de Análises Clínicas Pio XII, instalado nos hospitais Pio XII e Antoninho da Rocha Marmo.

A coleta acontecerá de segunda a sexta-feira, das 10 às 14 horas até completar o número necessário de voluntários. Sete dias após a realização do exame, o voluntário poderá retirar nos hospitais o resultado do exame que será explicado pelos médicos envolvidos no projeto. Os voluntários com anemia serão orientados a procurar serviço médico específico.

De acordo com o Dr Fernando Callera, que coordena a pesquisa, a anemia em idosos está associada com a diminuição da capacidade física e cognitiva, a depressão, a piora da qualidade de vida, o aumento da frequência de internações hospitalares e principalmente com a diminuição da sobrevida geral em diferentes doenças. 

Fonte: Globo