Notícia: Farmacêutico, você sabe o que é CNES? 

Publicado em 21 de set. de 2022

Farmacêutico, você sabe o que é CNES? 


Farmacêutico, você sabe o que é CNES? 

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) é o sistema oficial de cadastramento de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país, independentemente de sua natureza jurídica ou se integram o Sistema Único de Saúde (SUS).

O CNES foi instituído pela Portaria MS/SAS 376, de 03 de outubro de 2000 e passou a normatizar o processo de cadastramento em todo Território Nacional.
O cadastramento de um Estabelecimento de Saúde junto ao CNES é muito importante, pois permite que tanto o Estabelecimento, como os seus profissionais sejam acessíveis ao MINISTÉRIO DA SAÚDE e ao DATASUS.

O cadastro do Estabelecimento junto ao CNES gera um número de 7 dígitos, e este cadastro capta informações como: Alvará, CNPJ / CPF, Licença Sanitária emitida e CNAES (atividades desenvolvidas).

Assim, tão importante quanto o cadastro junto ao CNES, a sua atualização deve ser periódica e é de responsabilidade de seu diretor/gerente técnico.

Para realizar ou obter informações do cadastro no CNES, para Estabelecimentos de Saúde de Curitiba, acesse: https://saude.curitiba.pr.gov.br/atencao-especializada/cnes.html 

Para consultas e verificações de informações cadastradas clique aqui.  http://cnes.datasus.gov.br/ 

Para atualização de um cadastro já existente, entrar em contato por e-mail [email protected] ou telefone pelo (41) 33509324.

Ressaltamos a importância de constantemente o Diretor/Gerente Técnico do Estabelecimento acessar http://cnes.datasus.gov.br/ e confirir todos os dados cadastrados, havendo necessidade de alteração, entrar em contato por e-mail [email protected] ou telefone 33509324.

Itens mais comumente atualizados:
1.    Licença Sanitária: sempre que tiver a nova Licença Sanitária, enviar a LISA por email
2.    Profissionais: sempre que tiver inclusões, exclusões, alterações e mudanças de profissionais que atuam no estabelecimento, enviar o novo quadro de Farmacêuticos e Responsável Técnico. 
3.    Endereço e identificação: enviar cartão CNPJ, Alvara e Licença Sanitária por email
4.    Meios de contato: telefone e email do Estabelecimento. Enviar por email as alterações.



topo