Notícia: Dia do Uso Racional de Medicamentos: alerta à população vem em forma de campanha descontraída

Publicado em 03/05/2022

Dia do Uso Racional de Medicamentos: alerta à população vem em forma de campanha descontraída


Dia do Uso Racional de Medicamentos: alerta à população vem em forma de campanha descontraída

Um 05 de maio para lembrar a população sobre os riscos que os medicamentos representam se tomados sem orientação e esclarecer sobre o papel fundamental do farmacêutico, que atua para um melhor gerenciamento do uso dos medicamentos, da prescrição de medicamentos isentos de receituário, da orientação para o uso correto, bem como na conscientização para o seu uso racional.  Aliás, a data foi criada, em 1998, pelo Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia, justamente com essa finalidade: orientar a população!

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil. O CRF-PR faz este alerta todos os anos, porém, em tempos de Covid-19, a busca desenfreada por tratamentos resultou no uso abusivo de medicamentos na tentativa de prevenir ou intervir de alguma forma na doença. O uso de medicamentos que não são efetivos e que não são seguros é um grande fator de risco para a piora da saúde do paciente. Desta forma, nunca se fez tão importante destacar a função do farmacêutico na mediação e orientação quanto ao uso de medicamentos, buscando minimizar o seu impacto. 

A Diretoria enfatiza que atualmente o farmacêutico é um agente primordial e um elo essencial com a sociedade para garantir que todos tenham informações relevantes e verdadeiras quanto ao uso correto e seguro dos medicamentos. 

“É muito importante que as pessoas busquem os profissionais da saúde, especialmente os farmacêuticos, para se informar quanto à eficácia e a segurança dos medicamentos a serem usados. É extremamente perigoso o uso não orientado de medicamentos, sem indicação correta”, ressaltou o presidente do CRF-PR, Dr. Marcio Augusto Antoniassi. 

 

Por que a sua segurança passa pelas mãos do farmacêutico?

A dispensação de medicamentos orientada pelo farmacêutico visa a garantir a eficácia e a segurança da terapêutica prescrita, observar os aspectos técnicos e legais do receituário. Portanto, as farmácias públicas e privadas, como estabelecimentos de saúde, de fácil acesso e que contam com a presença do farmacêutico em período integral, contribuem para o acesso seguro ao medicamento, todas as orientações de utilização destes que podem contribuir para a prevenção e recuperação da saúde.  

 

Campanha – Vamos falar de coisa séria, mas de forma descontraída?

Neste ano, além da tradicional campanha de orientação, o CRF-PR juntamente com os acadêmicos do CRF-PR Júnior, anuncia a sua chegada ao Tik Tok, que conta atualmente com quase 2 bilhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo. O maior objetivo da entidade ao inaugurar o seu canal na rede social chinesa é aproximar novos públicos do dia a dia da entidade. 

O CRF-PR pretende aproveitar o alto potencial de alcance e viralização do app de vídeos curtos para ampliar o contato especialmente com os jovens. A ideia é que a conta institucional divulgue informações técnicas, a rotina do Conselho e os serviços prestados para o farmacêutico e também acerca do uso racional de medicamentos para a população de forma criativa e acessível.

O perfil @crfpr inaugura o canal com dois vídeos. A primeira postagem anuncia a chegada do CRF-PR no Tik Tok e o segundo lança a campanha “5 fatos sobre o uso racional de medicamentos”. A partir deste vídeo, os próximos são fruto da parceria com o CRF-PR Júnior, para o “5 de Maio”. De forma descontraída, alunos e professores, irão elencar conteúdos informativos e alertas para população quanto aos perigos de usar medicamentos sem orientação de um profissional da saúde, descarte correto, medicamentos controlados, compra de medicamentos em locais não regulamentados, entre outros.


Fonte: Assessoria de Comunicação /CRF-PR

topo