Notícia: CRF-PR faz visita no Museu da História da Medicina

Publicado em 31/08/2021

CRF-PR faz visita no Museu da História da Medicina


CRF-PR faz visita no Museu da História da Medicina

Na última sexta-feira, dia 27, membros do CRF-PR estiveram no Museu da História da Medicina do Paraná, na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Participaram da visita a presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, a conselheira Dra. Marisol Dominguez Muro e o diretor do Departamento da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, Felipe Braga Côrtes. Eles foram recebidos pelo diretor assistente da Santa Casa de Curitiba, Eder Stadler, e pelo assistente de curadoria, Kim Alan Vasco, que foi quem guiou a visita ao museu.

Na ocasião, foi apresentada a história do Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, que teve o início de sua construção em 1866, com 160 leitos. O local foi aberto ao público oficialmente como o primeiro hospital da capital paranaense em 1880, consagrado pelo então imperador Dom Pedro II. Também foi destacada a história do primeiro farmacêutico de Curitiba, Dr. Augusto Stellfeld, que reestruturou a única botica que havia na cidade de Curitiba, na antiga sede da Santa Casa, e do farmacêutico Dr. André Pinto de Barros, que foi o provedor da Santa Casa de Curitiba de 1920 a 1922.

Segundo a presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, o museu é de grande valia para toda a área de saúde. “Ao realizar a visita, os profissionais podem ver o quanto a farmácia evoluiu para que chegássemos aonde estamos hoje. Aqui temos uma grande aula de como a farmácia começou aqui em Curitiba”, afirmou.

“A visita destaca esse trabalho maravilhoso de restauro não só do prédio, mas também do museu, trazendo a história da farmácia e da medicina aqui em Curitiba. Esse trabalho agrega muito, sem dúvidas, aos profissionais e futuros farmacêuticos”, afirmou o diretor do Departamento da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, Felipe Braga Côrtes.

O Museu da História da Medicina fica localizado na Santa Casa de Curitiba - Centro (estacionamento lateral da Rua Alferes Poli). Para visitas em grupos é necessário agendamento prévio pelo telefone (41) 3320-3502 ou por e-mail museu@santacasacuritiba.com.br.



topo