Notícia: 914ª Reunião Plenária

Publicado em 19/07/2021

914ª Reunião Plenária


914ª Reunião Plenária

A 914ª Reunião Plenária do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná - CRF-PR aconteceu nesta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de julho. O encontro aconteceu de forma online e foi transmitido no canal do CRF-PR no Youtube para que toda comunidade farmacêutica pudesse acompanhar os trabalhos do plenário.

O encontro contou com a participação do Deputado Michele Caputo, que apresentou o Projeto de Lei n.º 332/21, que propõe a alteração da Lei n.º 12.888/2000, para tornar obrigatória a presença física do farmacêutico durante todo o horário de funcionamento da farmácia. A iniciativa se faz necessária pois, apesar da existência da Lei Federal nº 13021/14, que reitera a obrigatoriedade da presença permanente do farmacêutico nas farmácias de qualquer natureza (conforme já determinava a Lei nº 5.991/73), projetos de lei que aprovam a assistência farmacêutica remota estão sendo discutidos em alguns estados, já sendo aprovado no Amazonas, por exemplo. Por isso, a criação de um PL estadual significa maior segurança, pois uma vez aprovado, assegura que a interpretação da lei federal aqui no estado seja de que a presença do farmacêutico deve ser física e não remota, resguardando o interesse da saúde da população. Durante a reunião, os diretores e conselheiros externaram o apoio ao projeto de lei e parabenizaram a iniciativa do deputado.

Também foi apresentada na reunião plenária, a 7ª edição o Manual para Dispensação de Medicamentos Controlados, pelo Gerente Técnico-Científico do CRF-PR, Dr. Jackson Rapkiewicz. O especialista fez uma breve retrospectiva de todos os manuais desenvolvidos pelo Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM/CRF-PR).

Na reunião também foram mostrados os números relacionados ao setor de cadastro, pelo gerente de cadastro pessoa jurídica do CRF-PR, Dr. Edivar Gomes, o balanço da fiscalização, pelo gerente do setor, Dr. Eduardo Pazim e os números da tesouraria com a contadora do CRF-PR, Cristiane Bregenski.

No segundo dia de plenária, sexta-feira, o Dr. Dennis Bertolini fez uma apresentação sobre o spectro check no teste rápido de Covid-19. O estudo recebeu elogios pelos diretores e conselheiros do CRF-PR.



topo