Notícia: Presidente do CRF-PR discute gases medicinais em reunião

Publicado em 01/06/2021

Presidente do CRF-PR discute gases medicinais em reunião


Presidente do CRF-PR discute gases medicinais em reunião

Na última quarta-feira, dia 25, a presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, se reuniu de forma online com a Dra. Aline de Oliveira Roberth, que na ocasião falou sobre sua atuação e a importância da presença do farmacêutico em indústrias químicas que produzem gases medicinais e quais as consequências negativas que a falta do profissional pode trazer à população. Durante a reunião, a especialista também falou sobre a necessidade da atuação do farmacêutico durante a pandemia, já que houve um aumento considerável na procura pelos cilindros de gases medicinais, que auxiliam os pacientes e abastecem o sistema de saúde.

A Dra. Aline Roberth também reiterou sua paixão pela área e expôs números relativos à pureza do gás. A presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, agradeceu a dedicação e ressaltou a importância desses especialistas, que se tornaram ainda mais essenciais em tempos de pandemia.

Você sabe o que são gases medicinais? 
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), eles são medicamentos na forma de gás, gás liquefeito ou líquido criogênico isolados ou associados entre si e administrados em humanos para fins de diagnóstico médico, tratamento ou prevenção de doenças e para restauração, correção ou modificação de funções fisiológicas. Os gases medicinais são utilizados em hospitais, clínicas e outros locais de interesse à saúde, bem como em tratamentos domiciliares de pacientes.



topo