Notícia: Elas por elas: CRF-PR continua série de lives em comemoração ao Mês da Mulher (26/03)

Publicado em 31/03/2021

Elas por elas: CRF-PR continua série de lives em comemoração ao Mês da Mulher (26/03)


Elas por elas: CRF-PR continua série de lives em comemoração ao Mês da Mulher (26/03)

Na última sexta-feira, dia 26/03, o CRF-PR continuou com a série de lives em comemoração ao Mês da Mulher. Foram mais três bate-papos online com a participação de farmacêuticas que puderam compartilhar um pouco mais sobre suas histórias e experiências.

O primeiro bate-papo teve a participação da farmacêutica Mestre em Farmacologia e subcoordenadora da Farmácia da ONG Médicos de Rua de Curitiba, Dra. Laryssa Zawadki. A especialista contou como foi sua experiência com a farmácia comunitária e com trabalhos sociais, e explicou como é utilizar o conhecimento a favor de pessoas que são invisíveis na sociedade. Como mensagem às mulheres farmacêuticas ela destacou que é preciso muita dedicação para a aquisição de conhecimento, para estar pronta no momento em que a oportunidade apareça.

O bate-papo seguiu com a farmacêutica com a farmacêutica bioquímica, Mestre em Ciências Farmacêuticas, Dra. Simone Reis Bonini. Ela falou sobre sua experiência no Centro de Atenção Psicossocial Infantil e destacou que nesse cenário, o papel como farmacêutica foi essencial para que as medicações ocorressem de forma racional. A farmacêutica ressaltou ainda que o saber do profissional nunca é superior ao do paciente, pois é ele que sente. E por isso, é preciso dar esse lugar de fala ao paciente.

A última live foi com a farmacêutica bioquímica, sócia proprietária do Vicenlab, Chefe da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas do HC da UFPR, ex-presidente do CRF-PR, Dra. Marisol Dominguez Muro. Ela falou sobre sua carreira, sobre o aprofundamento em  micologia e a atuação no campo da pesquisa e do ensino. No âmbito da gestão, Dra. Marisol ressaltou a importância do “ouvir”. E como mensagem, ressaltou que as mulheres são a maioria da profissão. Finalizou destacando que as duas forças poderosas que movem o mundo é o poder e a política. O poder, relacionado à capacidade de realizar, e a política, que é a capacidade de escolher, de definir o que fazer e quando fazer.

Para assistir aos bate-papos, acesse nosso instagram clicando aqui.