Notícia: CRF-PR faz reunião informativa sobre a Consulta Pública 912/2020 da Anvisa

Publicado em 16/10/2020

CRF-PR faz reunião informativa sobre a Consulta Pública 912/2020 da Anvisa


CRF-PR faz reunião informativa sobre a Consulta Pública 912/2020 da Anvisa

Durante a tarde desta quinta-feira, 15 de outubro, diretores do CRF-PR, conselheiros, membros dos Grupos Técnicos de Trabalho de Análises Clínicas e Vigilância Sanitária, especialistas da Visa municipal e estadual e profissionais da área se reuniram de forma online para discutir sobre a Consulta Pública 912 da Anvisa. Durante o encontro, os participantes ressaltaram a preocupação com as mudanças propostas, uma vez a decisão banaliza os exames e a coleta de material biológico ao permitir que profissionais não habilitados (que não têm formação profissional em suas bases curriculares) atuem nas análises clínicas. 

O grupo irá preparar um documento com sugestões para enviar à Consulta Pública, ressaltando que tal medida desvaloriza o exercício farmacêutico nas análises clínicas e também coloca em risco a saúde da população. 

“A proposta coloca em jogo a atuação do farmacêutico. Temos que, mais do que nunca, unir forças para defender os profissionais e garantir que atuação em análises clínicas seja feita por profissionais capacitados”, afirmou a presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin.

A conselheira do CRF-PR, Dra. Marisol Dominguez Muro, ressaltou que a revisão da RDC 302/2005 é uma reivindicação do setor de análises clínicas há muito tempo, “porém permitir que os exames sejam realizados por profissionais que não têm formação na área laboratorial, além de banalizar coloca em risco a saúde da população”.