Notícia: Informações importantes sobre o coronavírus

Publicado em 11/02/2020

Informações importantes sobre o coronavírus


Informações importantes sobre o coronavírus

A prefeitura de Curitiba, através do Centro Municipal de Epidemiologia, divulgou no último dia 04 de fevereiro, informações, orientações e protocolos sobre o coronavírus, voltado tanto para o público leigo quanto para profissionais da saúde.

A publicação segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) e explica para os profissionais, por exemplo, como notificar casos suspeitos, quais os critérios clínicos e epidemiológicos, além do atendimento de casos suspeitos e medidas de prevenção e controle.

O farmacêutico, por ser o profissional da saúde mais próximo da população, neste período de alerta mundial, deve estar atento aos sintomas e encaminhar os casos suspeitos a um serviço de saúde onde possa ser realizado o diagnóstico.

Fique atento também com informações equivocadas a respeito do coronavírus, sempre verifique se a fonte da notícia é confiável antes de repassá-la ou utilizar como referência.

Apresentação novo coronavírus SMS Curitiba - 04/02/2020

Fluxo de atendimento de Curitiba para casos suspeitos do novo coronavírus - 04.02.2020

Nota Técnica Coronavírus

Ficha Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG

Ficha de Notificação de Agravos

Comunicado - atualizado em 06/02/2020

Orientações gerais para prevenção do novo coronavírus em estabecimentos de ensino

Orientações gerais para prevenção do Novo coronavírus para edifícios comerciais/empresa

Orientações gerais para manipulação de cadáveres suspeitos ou confirmado de óbito por coronavírus em serviços funerários