Notícia: Veja como encaminhar as receitas ilegíveis ou preenchidas incorretamente

Publicado em 13/10/2019

Veja como encaminhar as receitas ilegíveis ou preenchidas incorretamente


Veja como encaminhar as receitas ilegíveis ou preenchidas incorretamente

Farmacêuticos já podem enviar através da plataforma CRF-PR em Casa cópias de receitas ilegíveis e/ou fora do padrão, conforme legislações vigentes

É vital que as orientações estejam claras para os profissionais que irão dispensar os cuidados e insumos necessários. E como nem sempre as prescrições se apresentam dessa forma, tendo em vista os inúmeros relatos que o Conselho recebe de farmacêuticos que observam a ilegibilidade e a falta de itens obrigatórios nos documentos, o CRF-PR desenvolveu a campanha “Receita correta é segurança para o paciente".

Para participar os farmacêuticos podem enviar cópias das receitas ilegíveis e fora dos padrões de informações, através da plataforma CRF-PR em Casa. No entanto, é fundamental observar o Termo de Ciência e Responsabilidade lá presente, onde o profissional atesta estar ciente de que deve suprimir os dados do paciente. Cabe ressaltar ainda que o anonimato dos farmacêuticos que enviarem as prescrições será mantido.

Os resultados serão apresentados às entidades de saúde, sanitárias e fiscalizadoras para posteriores iniciativas de sensibilização junto aos profissionais, sempre com o foco no bem-estar da população.

 

Veja o passo a passo:

1) Acesse a ferramenta "CRF-PR em Casa" com seu CPF e senha. No menu, clique em "Serviços" e depois em "Receita Fora do Padrão".

 

2) Leia com atenção o "Termo de Ciência e Responsabilidade". Se concordar, clique em "Ciente e de acordo".

 

3) Você deverá enquadrar a receita que está encaminhando em uma das classificações listadas. ATENÇÃO! Somente é possível selecionar uma classificação por vez. Se por acaso a sua receita contém mais de um erro, sugerimos encaminhar mais vezes.

 

4) Agora, descreva em 500 caracteres as não conformidades encontradas.

 

5) Clique em "Selecione" para anexar o arquivo da receita e depois clique em "Salvar".

 

6) Pronto! Sua receita foi encaminhada!


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR