Notícias

Publicado em 06/09/2019

CRF-PR faz visita técnica a São José dos Pinhais


CRF-PR faz visita técnica a São José dos Pinhais

Representantes do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) estiveram em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, para conhecerem a estrutura e a organização da Assistência Farmacêutica do município, considerada uma referência no Estado. A visita, realizada no último dia 6 de setembro, foi guiada pelas farmacêuticas Dra. Sheila Takayasu, Chefe da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Jaciane Bloss Bassil e Dra. Rachel Mehl, da Divisão de Assistência Farmacêutica.

A Presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, foi recepcionada pela Secretária Municipal da Saúde, Debora Chemin. “Encontramos um processo de trabalho muito organizado”, avaliou Dra. Mirian. “Vimos na prática como o trabalho do farmacêutico é fundamental e torna a aquisição de medicamentos, por exemplo, mais eficiente, com menor gasto e também com maior agilidade. A população é sempre beneficiada”, diz.

O Paraná tem muitos exemplos positivos de Assistência Farmacêutica e São José dos Pinhais é um deles no que diz respeito à organização do serviço farmacêutico. A Diretoria do CRF-PR realiza essa aproximação com vários municípios, tanto para enaltecer as experiências exitosas, quanto para orientar aqueles que estejam com dificuldades. “Esse é um trabalho conjunto e necessário. Quando há engajamento de todos, o resultado é crescimento”, destacou a Presidente.

Débora Chemin esclareceu à equipe do CRF-PR a respeito dos trabalhos realizados no município e ressaltou a evolução da Assistência Farmacêutica. “No início da gestão, em 2017, foi realizado um plano de ação para o desenvolvimento da Assistência Farmacêutica. Eram duas farmácias e hoje são nove regularizadas junto ao CRF-PR”, relata.

A equipe do CRF-PR conheceu a Unidade de Saúde Veneza, o Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, o Laboratório Municipal e a Farmácia Especial. Com destaque especial para o último estabelecimento, onde todos os meses duzentos pacientes a mais são atendidos, além da atuação fundamental do farmacêutico na Atenção Primária, onde é realizado um trabalho diretamente com os médicos, por exemplo, sobre como fazer a prescrição no Sistema Único de Saúde (SUS) e quais são os medicamentos padronizados.

Terapia Complementar – As práticas integrativas e complementares são ações de cuidado transversais e podem ser realizadas na atenção básica, média e de alta complexidade. O município de São José dos Pinhais disponibiliza aos pacientes a auriculoterapia – tratamento indicado para tratar doenças utilizando os pontos de irrigação nas orelhas, que ao sofrerem determinados estímulos, auxiliam o sistema nervoso no que diz respeito ao alívio de dores, depressão, insônia e outras patologias.

A farmacêutica Letícia Alencar Hamm Buiar, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Veneza, esclarece que a auriculoterapia é realizada nas UBSs para o tratamento de dor crônica e as sessões são realizadas uma vez por semana durante oito semanas. “Os pacientes são encaminhados pelos médicos da unidade ou por demanda espontânea. O objetivo é a inserção de uma terapia complementar na atenção básica, melhorando a qualidade de vida dos pacientes que possuem dores crônicas ou outras comorbidades, como ansiedade e insônia”, explica.

Os farmacêuticos do município que fazem esta terapia foram capacitados pelo curso de formação em auriculoterapia na atenção básica do Ministério da Saúde (MS). Ao todo são oito profissionais: Debora Wolpereis (UBS Cidade Jardim), Jaciane Bloss (SEMS), Juliana Starosta (UBS Riacho Doce), Letícia Alencar Hamm Buiar (UBS Veneza), Marianna Erbano (UBS São Marcos), Priscila Lima de Araujo Scalercio (UBS Afonso Pena) e as residentes farmacêuticas Laressa Caroline Laba e Mariane Bueno de Quadros. “Os pontos positivos dessa prática são o fortalecimento do vínculo profissional-paciente, além da atuação do farmacêutico na divulgação de tratamentos não medicamentosos”, complementou.

Sobre a visita do CRF-PR, a Chefe da Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde, Dra. Scheila, destacou que “é uma satisfação servir de exemplo. A visita trouxe a possibilidade de trocar experiências, além da oportunidade de demonstrar alguns resultados do município”.

Participaram também da visita o Gerente do Departamento de Fiscalização do CRF-PR, Dr. Eduardo Pazim, e o Fiscal da região, Dr. Marcelo Polak.

Diretores Técnicos dos estabelecimentos: Dra. Letícia Alencar Hamm Buiar, Unidade Veneza, Dr. Amilton Ferreira de Paula, Hospital São José, Dra. Maria Augusta Figueiredo Lourenço, Farmácia Especial, Dra. Cristhine Pieczarka e Dr. Marlon Laurindo Brocca (Assistente Técnico), Laboratório Municipal.

Clique aqui para ver a notícia no portal da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR