Manipulação, Alopatia e Homeopatia


Grupos Técnicos de Trabalho - Manipulação, Alopatia e Homeopatia


A Comissão de Farmácia de Manipulação e Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR teve início no ano de 2000. Inicialmente voltada às demandas do setor homeopático e mais tarde (2005) englobando toda a área magistral. As primeiras reuniões eram realizadas em uma organização de capacitação e ensino farmacêutico situada na Capital. Depois, passaram a ser incluídas na agenda de atividades dentro do Conselho. Sua criação atendeu a necessidade de integrar e apoiar os farmacêuticos magistrais por meio de atividades técnico-científicas e político-institucionais.

A Comissão, a exemplo das demais organiza Planejamento anual prevendo a agenda de reuniões ordinárias e atividades voltadas à comunidade farmacêutica e à população. Nas reuniões são atendidas demandas encaminhadas via email, pessoalmente ou em documentos escritos/impressos dos profissionais, usuários, autoridades públicas. Este papel da Comissão é importante para acolher as solicitações do setor e buscar soluções para desafios que surgem juntamente aos profissionais que estão no mercado ou à sociedade em geral.

Outra atividade relevante é a instrução/aperfeiçoamento (reuniões de orientação, palestras, cursos) aos farmacêuticos magistrais (ingressantes ou que já atuam no mercado magistral) a respeito de Legislação e Normas, Estrutura da farmácia, Qualificação de fornecedores, Manipulação, Receituário, Dispensação de medicamentos manipulados, Inovação tecnológica e outros assuntos importantes. Estes eventos ocorreram ou ocorrem em Curitiba e outros centros do Estado, p. ex., Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, o CRF-PR e a Comissão buscam estarem presentes nas diversas regiões do Paraná, integrando os farmacêuticos magistrais. Deste modo o setor magistral pode se aperfeiçoar e oferecer à sociedade produtos magistrais alopáticos e homeopáticos que tenham qualidade, segurança e eficácia terapêutica.

A Comissão também produz conhecimento técnico-científico voltado tanto aos profissionais como à população em geral (especialmente cartilhas e textos orientativos) via site do CRF-PR, outras entidades farmacêuticas e outras mídias (imprensa falada, televisada e escrita). A Comissão destaca a importância de realizar parcerias e manter o diálogo com as entidades do setor, p. ex., Anfarmag, Sindifar, Aspafar, empresas magistrais, instituições de ensino superior e pesquisa, empresas de capacitação profissional, autarquias e órgãos públicos nas diversas esferas de governo (Secretarias de Saúde Estadual, municipais, órgãos federais, outros órgãos públicos).

Em 2011 a Comissão organizou textos de orientação à população (Uso Racional de Antibióticos, Saúde: Medicamentos X Hábitos Saudáveis, Farmácia de Manipulação e Medicamentos Manipulados) além de curso sobre Calibração com representante do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – IPEM. Este ano a meta á aumentar a produção de textos, realizar novos cursos, apoiar e participar em eventos científicos do setor e aumentar a integração do farmacêutico magistral com o setor, o CRF-PR, as entidades e especialmente a população.

Integrantes

Cleangela Busanello

Cargo: Membro Efetivo

Ednei Gomes

Cargo: Membro Efetivo

Fabio Francisco Baptista de Queiroz

Cargo: Membro Efetivo

Karen Janaina Galina

Cargo: Membro Efetivo

Marilene Provasi

Cargo: Membro Efetivo

Marina Sayuri Mizutani Hashimoto

Cargo: Membro Efetivo

Rejane Alves Gue Hoffmann

Cargo: Membro Efetivo