Notícias

Publicado em 08/12/2018

Farmacêuticos e acadêmicos debatem a manipulação de produtos veterinários


Farmacêuticos e acadêmicos debatem a manipulação de produtos veterinários

Apesar de parecer uma área nova, a manipulação de produtos veterinários é uma atividade farmacêutica há muito tempo. Em busca da valorização e luta pelos diretos profissionais, em concordância com a ascensão do mercado, a Diretoria do CRF-PR formou uma Comissão Assessora de Manipulação de Produtos Veterinários com os farmacêuticos referências no Paraná. No dia 08/12, aconteceu em Curitiba a primeira edição do workshop “Atuação do Farmacêutico na Manipulação Veterinária: legislação e atividade profissional”, com o objetivo de orientar os profissionais e acadêmicos participantes sobre esta área de atuação.

O evento começou com uma fala da Dra. Nádia Maria Celuppi Ribeiro – Diretora Secretária-Geral do CRF-PR. Em seu discurso de boas-vindas aos participantes, Dra. Nádia agradeceu a Comissão pelo árduo trabalho e êxitos conquistados em menos de um ano de atividade. “ Ver a nossa casa repleta de profissionais e estudantes interessados em descobrir mais sobre a manipulação veterinária mostra que o trabalho da Comissão está gerando ótimos resultados”, destacou.

Dr. Lisandro Corazza, Coordenador da Comissão Assessora de Manipulação de Produtos Veterinários do CRF-PR, enfatizou o poder do farmacêutico ao assinar um medicamento. “Sem o nosso registro, não há medicamento. Precisamos entender e defender o nosso potencial como profissionais da saúde. A área veterinária não se distingue da humana. Se há medicamento, a nossa presença é fundamental”, afirmou. Dr. Lisandro também foi o primeiro palestrante do dia, ministrando sobre “Legislação da Manipulação Veterinária”.

O evento seguiu com as palestras: “Legislação sobre Manipulação de Produtos Estéreis” e “Manipulação de Nutrição Parenteral Veterinária” com a Dra. Claudete Jacyczen, “Manipulação Magistral Veterinária” e “Fórmulas Farmacêuticas Veterinárias” com a Dra. Patrícia Corazza e “Biossegurança e Manipulação de Antineoplásicos” com o Dr. Elder Candia.


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR