Notícias

Publicado em 06/12/2018

Setor magistral discute a garantia da qualidade na produção de medicamentos manipulados


Setor magistral discute a garantia da qualidade na produção de medicamentos manipulados

Para levar conhecimento aos farmacêuticos sobre legislação e área técnica na garantia da qualidade de medicamentos magistrais, a Comissão Assessora de Manipulação, Homeopatia e Alopatia do CRF-PR preparou um treinamento em “Garantia da Qualidade Conforme RDC 67”. Dra. Cleangela Busanello, membro da Comissão e especialista na área, durante toda a manhã do dia 06/12, ministrou aula aos profissionais e acadêmicos presentes, explanando sobre a necessidade da aplicação correta da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa que dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em Farmácias. “Garantir a qualidade, segurança, efetividade e promoção do seu uso seguro e racional dos medicamentos manipulados é essencial. O farmacêutico atuante nesta área deve estar pronto para assegurar a qualificação durante todas as etapas de produção, ou seja, da aquisição à entrega final, incluindo o processo de manipulação”, afirmou Dra. Cleangela.

A abertura do evento foi realizada pela Dra. Nádia Maria Celuppi Ribeiro – Diretora Secretária-Geral do CRF-PR. Atuante na área de controle de qualidade em distribuição e transporte de medicamentos, Dra. Nádia ilustrou, com sua própria experiência profissional, a importância da garantia da qualidade em todos os ramos das atividades farmacêuticas. “Para prestarmos um serviço com excelência e buscarmos a garantia da qualidade em todos os processos, precisamos estar sempre atrás de atualizações. Somente assim, conseguimos nos manter em dia com as novidades do mercado”, constatou.

Dra. Marina Hashimoto, Coordenadora da Comissão de Manipulação, Homeopatia e Alopatia do CRF-PR e Presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais – Regional Paraná (Anfarmag), uma das apoiadoras do evento, em sua fala, ressaltou o crescimento do mercado magistral no Brasil. “O surgimento de inúmeras novidades ocasionou uma inevitável renovação no setor. Por conta disso, a participação dos farmacêuticos atuantes em eventos mostra-se extremamente importante, já que discutindo com colegas de profissão podemos aprender ainda mais e oferecer à população medicamentos com ainda mais segurança, qualidade e eficácia”, destacou Dra. Marina.

Os integrantes da Comissão Assessora de Manipulação, Homeopatia e Alopatia do CRF-PR trabalham ativamente na capacitação do farmacêutico magistral. Confira alguns materiais elaborados: https://bit.ly/2E1Pggi


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR