Notícias

Publicado em 18/09/2017

O profissional da saúde mais próximo da população pede respeito


O profissional da saúde mais próximo da população pede respeito

O cuidado oferecido pelo farmacêutico faz bem, faz a diferença, pode salvar vidas e isso merece ser reconhecido.

Interação medicamentosa, uso inadequado e efeitos colaterais são temas importantes para a saúde de quem faz uso de medicamentos e podem ser esclarecidos num simples diálogo entre farmacêutico e paciente. O destino do ator Heath Ledger (que interpretou o “Coringa” em Batman: O Cavaleiro das Trevas), morto em 2008 em decorrência de uma overdose por medicamentos, poderia ter sido diferente caso tivesse a intervenção de um farmacêutico. Esse tipo de orientação faz parte do Cuidado Farmacêutico, uma prática profissional em que o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico, pois o propósito final é obter melhores resultados terapêuticos e melhorar sua qualidade de vida.

O atendimento nas farmácias comunitárias, ou de dispensação como também são conhecidas, não se limita mais apenas ao balcão, pode se estender ao acompanhamento clínico de um especialista – o Farmacêutico Clínico. Algumas farmácias já oferecem a Consulta Farmacêutica como diferencial para a população e a tendência é que esse serviço seja oferecido por um número cada vez maior em farmácias de todo o Brasil. Durante a consulta, o farmacêutico pode fazer a Prescrição Farmacêutica, outro avanço para a profissão decorrente da Lei Federal nº 13.021/2014, que estabelece que Farmácia é um Estabelecimento de Saúde.

Denúncias de violência

Na contramão do avanço da profissão, o farmacêutico está cada dia mais vulnerável e sujeito à violência. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná mostram que, no Estado, 4.839 farmácias registraram ocorrências relativas a furtos e roubos no ano de 2016, somente em Curitiba foram 2.746 casos. O índice de violência contra farmacêuticos também vem crescendo no interior, comprometendo a atuação do profissional que está a serviço da saúde pública. Em junho deste ano, em Cianorte, um farmacêutico foi morto ao se recusar a vender um medicamento controlado sem receita. Atendendo à Portaria nº 344/1998 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, pagou com a vida pela segurança do paciente.

Dr. Arnaldo Zubioli – Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), diz que este cenário preocupante precisa mudar. “É intolerável que o farmacêutico, no exercício de sua profissão, esteja tão vulnerável à violência. Sabemos que se trata de um problema de segurança pública, mas o CRF-PR pode fazer a sua parte orientando a população quanto às normativas que regem a profissão.” Dr. Zubioli ainda alerta que “o farmacêutico é o responsável pelo controle dos medicamentos e responde perante as autoridades caso as normas não sejam observadas”.

Campanha

Pela valorização e defesa da profissão, no Dia Internacional do Farmacêutico – 25 de setembro – o CRF-PR lança a campanha com o tema “Respeito ao Farmacêutico – o profissional de saúde mais próximo da população”. Além de oferecer serviços farmacêuticos gratuitos, a ação é reforçada no site e nas redes sociais da entidade com informações sobre a atuação do farmacêutico, especificamente, na farmácia comunitária, abordando temas como venda de medicamentos controlados, receitas, uso correto, interações, entre outros.

Em sua terceira edição, a campanha na praça já atendeu mais de 10 mil pessoas em todo o Estado. Neste ano, o CRF-PR leva a campanha também para o interior, contemplando as cidades de Londrina, Cascavel, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Umuarama, Ponta Grossa e Maringá. Confira a programação:


Ponta Grossa

Data: 23 de setembro (sábado)

Horário: 10h às 13h

Local: Super Muffato, Rua Jacob Holzmann, 333, Ponta Grossa - PR

Serviços Farmacêuticos: verificação de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, índice de massa corporal - IMC e orientações à população.
 

Cascavel

Data: 23 de setembro (sábado)

Horário: 8h30 às 17h0

Local:  Avenida Brasil, Catedral Nossa Senhora Aparecida.

Serviços Farmacêuticos: verificação de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e orientações à população.
 

Francisco Beltrão

Data: 23 de setembro (sábado)

Horário: 8h às 12h

Local: Calçadão Central

Serviços Farmacêuticos: verificação de glicemia capilar, aferição de pressão e orientações à população.

 
Maringá

I Caminhada do Dia Internacional do Farmacêutico

Data: 24 de setembro (domingo)

Local: Parque do Ingá – Maringá/PR

Programação: 8h30 às 11h - Aferição de pressão arterial, aferição de glicemia capilar e orientação sobre o uso de medicamentos a população. 9h - Caminhada no Parque do Ingá com os farmacêuticos e acadêmicos presentes.

Serviços Farmacêuticos: Verificação de glicemia capilar, aferição de pressão e orientações à população.

 

Curitiba

Data: 25 de setembro (segunda-feira)

Horário: 9h às 13h

Local: Boca Maldita

Serviços Farmacêuticos: verificação de glicemia capilar, aferição de pressão e orientações à população.

 

Umuarama

Data: 25 de setembro (segunda-feira)

Horário: 07h30 às 11h30

Local: Central Farmacêutica, Av. Brasil.

Serviços Farmacêuticos: verificação de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e orientações à população.

 

Campo Mourão

Data: 26 de setembro (terça-feira)

Horário: durante o período da tarde.

Local: Mercado Paraná Família.

Serviços Farmacêuticos: verificação de glicemia capilar, aferição de pressão e orientações à população.

  

Londrina

Data: 26 de setembro (terça-feira)

Horário: 8h30 às 12h0

Local: Legião Boa Vontade – R. Serra dos Pirineus, 920 - Bandeirantes - Londrina, PR - CEP: 86065-610

Serviços Farmacêuticos: verificação de glicemia capilar e orientações à população.

 

Foz do Iguaçu

Data: 30 de setembro (sábado)

Horário: 8h às 12h

Local: Farmácia Preço Justo - Av. Silvio Américo Sasdelli, 3765 - Vila A, Foz do Iguaçu - PR, 85869-71 - Esquina com o mercado Santa Inês

Serviços Farmacêuticos: verificação de glicemia capilar, aferição de pressão arterial orientações à população.