Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CFF lança novos cursos gratuitos sobre serviços de vacinação por farmacêuticos


Data de publicação: 12 de junho de 2024
Fotos: CFF
Créditos: CFF

d4ca28e9c44620f04b6cff9ef7cb54c6e4f05df5.jpeg

Cursos atualizados gratuitos sobre Serviço de Vacinação por farmacêuticos foram lançados pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) na manhã desta quinta-feira (06.06), durante a abertura do II Congresso Farmacêutico do Pará, que vai até sábado, em Belém. Desta vez, são duas opções: a primeira pode ser feita por estudantes de Farmácia e por profissionais e terá 60 horas de aulas teóricas que devem ser realizadas pela plataforma edufarma.cff.org.br. A segunda é destinada aos farmacêuticos inscritos nos respectivos Conselhos Regionais de Farmácia, com duração de 80 horas, sendo 60 na modalidade a distância e 20 presenciais.

As aulas foram elaboradas por uma equipe técnica experiente que buscou reunir, de forma objetiva e organizada, informações relevantes ao desenvolvimento de competências para a prestação de serviços de vacinação. "Cabe ressaltar, que o intuito desta ação é de contribuir, de forma significativa, para o aumento do número de farmacêuticos vacinadores no país", disse o presidente do CFF, Walter Jorge João. Ele lembra que durante o processo de desenvolvimento da atividade também foram considerados todos os requisitos exigidos nas legislações sanitária e profissional.

A coordenadora do curso, Josélia Frade, agradeceu a todos os que contribuíram para o sucesso do primeiro curso lançado pelo CFF que habilitou quase 3000 farmacêuticos de todos os estados brasileiros e também aos que se dedicaram ao lançamento das duas novas versões de cursos. “Esperamos que os farmacêuticos brasileiros se tornem uma referência para a população brasileira em vacinação e que contribuam cada vez mais para o aumento da cobertura vacinal no país.” 

Teoria e prática

Com 20 horas a mais do que a versão anterior, lançada em 2021, a nova edição do curso que contempla teoria e prática habilitará o profissional a ser RT de serviços de vacinação e, para facilitar o planejamento da modalidade prática, os interessados terão até 6 de dezembro (6 meses) para concluir a etapa teórica na plataforma. “Essa especialização do CFF consolida aspectos imunológicos relacionados aos imunizantes que vão desde os principais tipos de vacinas, calendários vacinais, a importância da notificação de eventos adversos, e aborda detalhes sobre conservação, fatores que podem levar a erros de medicação”, evidencia.

A modalidade a distância e autoinstrucional é composta por videoaulas, incluindo os vídeos de boas-vindas, introdução ao curso e a plataforma e relatos de experiências para contextualizar os conteúdos e, está estruturada em 6 módulos temáticos:

               1: Impacto da vacinação e o papel do farmacêutico;

                2: Aspectos imunológicos; 

                3: Doenças preveníveis, vacinas e calendários vacinais; 

                4: Rede de Frio;

                5: Etapas e gestão do serviço;

                6: Segurança do paciente.

>> Saibas mais sobre os cursos acessando os manuais: 


content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

folder
Registro

Registro

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.




Redes Sociais

topo