Práticas Integrativas e Complementares


Grupo de Trabalho - Práticas Integrativas e Complementares


O que são as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)? Onde se insere o farmacêutico nesse contexto? 

As PICS são racionalidades médicas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde, o Ministério da Saúde brasileiro completa que as PICS incluem sistemas de saúde complexos, que possuem teorias próprias sobre o processo saúde-doença, diagnóstico e terapêutica, de acordo com Madel Terezinha Luz, uma das principais pesquisadoras desse campo no país. 

As PICS são reconhecidas em nosso sistema de saúde e desde a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICS), em 2006, estas tem encontrado o apoio oficial das instituições para a implantação no serviço público de saúde. O Ministério da Saúde brasileiro vem incorporando, por meio da PNPIC-SUS, 29 práticas integrativas e complementares de saúde: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Dança Circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição das mãos, Medicina Antroposófica, Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozônioterapia, Fitoterapia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia Floral, Termalismo Social e Yoga. 

Várias dessas práticas tem a integração do farmacêutico, outras apresentam potencial para a participação e outras não envolvem diretamente a atuação farmacêutica, mas é importante o conhecimento acerca delas e de que modo o profissional farmacêutico poderá contribuir para melhoria da resolutividade do sistema brasileiro de saúde por meio das PICS. 

O CRF-PR tem entre seus objetivos informar sobre as possibilidades de atuação do farmacêutico e as suas competências nas PICS (por meio de materiais informativos, eventos) e promover grupos de estudo para capacitação dos profissionais farmacêuticos. Outra meta importante é divulgar à sociedade em geral de que modo as PICS podem contribuir na promoção, proteção e recuperação da saúde com qualidade, segurança e eficácia por meio da atuação farmacêutica e dos profissionais de saúde em geral. 

Para essa tarefa, o CRF-PR constituiu a Comissão Assessora de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS) em 2015 que tem por missão assessorar o Conselho nas demandas específicas das PICS no âmbito farmaêutico. 

Integrantes

Carla Mayumi Matsue

Cargo: Membro Efetivo

Cristiane Loiva Reichert

Cargo: Membro Efetivo

Euclides Lara Cardozo Junior

Cargo: Membro Efetivo

JAVIER SALVADOR GAMARRA JUNIOR

Cargo: Membro Efetivo

Noemia Matiko Tanaka Garcia

Cargo: Membro Efetivo

Paulo Roberto Stoef

Cargo: Membro Efetivo

Vinicius Bednarczuk de Oliveira

Cargo: Membro Efetivo