Assistência Farmacêutica do Serviço Público


Grupos Técnicos de Trabalho - Assistência Farmacêutica do Serviço Público


A implantação de uma comissão específica para tratar da Assistência Farmacêutica no Serviço Público começou em 2001, porém o CRF-PR sempre foi atuante nesta área.

Os objetivos da comissão são apoiar, colaborar, assessorar, capacitar, aprimorar, fornecer subsídios para o trabalho, ampliar e valorizar o papel do profissional farmacêutico no Serviço Público, em especial no Sistema Único de Saúde, onde temos uma atuação preponderante na área pública.

Nos últimos dez anos, o principal trabalho da comissão foi o de capacitação, com a realização constante do Curso Boas Práticas na Assistência Farmacêutica no setor Público, reuniões de orientação para o ingresso de responsabilidade técnica, seminários, participação em conferências, palestras e outros eventos. Também desenvolveu material didático de instrução através de um CD-Rom com mais de 500 megabites em informações contendo dezenas de livros e material de apoio, legislação orientações técnicas e éticas.

Elaborou o manual “O CRF-PR e a Assistência Farmacêutica no SUS”, que se encontra na sua 4ª Edição, com o objetivo de orientar os gestores públicos de saúde, legisladores (câmaras municipais e assembléia legislativa), Ministério Público, Juízes e empresas que realizam concursos públicos com orientações básicas sobre a Assistência Farmacêutica no SUS e o papel e função do profissional farmacêutico no SUS, que foi referência para o Conselho Federal de Farmácia.

Constantemente a comissão tem assessorado Secretarias Municipais de Saúde na organização dos serviços farmacêuticos e a Diretoria do CRF-PR nas ações nesta área.
 
Nos dois últimos anos o principal projeto da comissão tem sido o Curso Habilidades Clínicas para Farmacêutico do SUS para desenvolver o trabalho clínico com pacientes do SUS, valorizando e qualificando o papel do profissional farmacêutico do SUS. Este trabalho foi realizado em cooperação com a Associação Paranaense de Farmacêuticos e pretende ser expandido pela Secretaria Estadual de Saúde para a qualificação dos profissionais farmacêutico que atuarão no projeto Farmácia Paranaense.
 

Integrantes

Ariadne Dantas Vieira Pepino

Cargo: Membro Efetivo

Benvenuto Juliano Gazzi

Cargo: Membro Efetivo

Claúdia Boscheco Moretoni

Cargo: Membro Efetivo

Felipe Assan Remondi

Cargo: Membro Efetivo

Flávia Aparecida Barbosa Rastelli

Cargo: Membro Efetivo

Mônica Holtz Cavichiolo Grochocki

Cargo: Membro Efetivo

Priscilla Marys Limberger

Cargo: Membro Efetivo

Sidnei Borges

Cargo: Membro Efetivo

Thaís Regina Ranucci

Cargo: Membro Efetivo

Tiago Aires Ferreira

Cargo: Membro Efetivo